Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > MEC faz encontro para fortalecer comunicação pública
Início do conteúdo da página
comunicação

MEC faz encontro para fortalecer comunicação pública

Publicado: Quinta, 14 de Dezembro de 2023, 10h05 | Última atualização em Segunda, 29 de Janeiro de 2024, 09h29

Evento de capacitação reuniu, em Brasília (DF), gestores de comunicação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de todas as regiões do País

Diretora de Comunicação Social do IFG, Adriana Souza Campos, participou do encontro nacional e foi eleita para representar a região Centro-Oeste no Comitê de Gestores de Comunicação da Rede Federal que conta com o apoio da Setec
Diretora de Comunicação Social do IFG, Adriana Souza Campos, participou do encontro nacional e foi eleita para representar a região Centro-Oeste no Comitê de Gestores de Comunicação da Rede Federal que conta com o apoio da Setec

Com o objetivo de fortalecer a comunicação pública desenvolvida nas instituições federais de ensino, o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), realizou, em Brasília (DF), o Encontro Nacional de Gestores de Comunicação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, edição 2023. O evento contou com palestras de especialistas e debates sobre temas estratégicos para a comunicação institucional e o seu relacionamento com a sociedade.  

O professor e servidor da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Jorge Duarte, trouxe para o Encontro o papel e a influência dos comunicadores no avanço das organizações. Nesse âmbito, ele destacou a necessidade de a comunicação estratégica ser construída com a alta gestão e estar sintonizada com a missão das instituições. Sobre o tema, os gestores também participaram do Seminário O Papel e a Carreira do Comunicador no Serviço Público Federal, promovido pela ABCPública.

 Representantes das plataformas YouTube, TikTok e Meta destacaram as múltiplas oportunidades das redes sociais, ao passo que a Secretaria de Estratégia de Redes da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) apresentou um painel com dados, orientações e percepções relacionados à presença e atuação nas redes. 

O Encontro, que ocorreu entre os dias 4 e 7 de dezembro, ainda contou com: painel sobre educação midiática; oficina sobre rádios educativas; parceria com o Canal Educação e a Rádio Nacional da Amazônia; relato de experiência do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom); e apresentação dos projetos prioritários do MEC. 

A abertura do evento teve a participação do secretário da Setec, Getúlio Marques Ferreira; do chefe de gabinete da Secretaria Executiva da Secom/PR, Marcelo Cafrune; do assessor especial da Setec, Felipe De Angelis; e do vice-presidente de Relações Parlamentares do Conselho Nacional de Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Flávio Luís Barbosa.

 

Comitê

Comitê de Gestores de Comunicação da Rede Federal foi implantado e conta, em sua diretoria, com representantes eleitos de todas as regiões do país, além de suplentes

 

Gestores de 33 Institutos Federais (IFs) e do Colégio Pedro II destacaram a importância de eventos como esse para a construção de uma rede colaborativa, capaz de impulsionar a comunicação nas instituições. O colegiado também debateu e aprovou a constituição de um comitê independente de gestores de comunicação, que terá o apoio técnico da Setec/MEC. O comitê é formado por uma diretoria colegiada e também com suplentes das cinco regiões do País: pelo Sul, Geisa Golin (IFSC) e Vinícius Waltzer (IFSul); pelo Sudeste, Juliana Santos (IFRJ) e Bráulio Siffert (IFNMG); pelo Nordeste, Carlos Domingos (IFPE) e Clara Bezerra (IFRN); pelo Centro-Oeste, Adriana Campos (IFG) e Vinícius Villas Boas (IFMS); e, pelo Norte, Gildo Júnior (IFRR) e Viviane Camelo (IFRO).

Adriana Souza, diretora de Comunicação Social do IFG, representou o Comitê em seminário realizado na UnB

 

A diretora de Comunicação Social do Instituto Federal de Goiás (IFG), Adriana Souza Campos, participou do encontro e representou o Comitê de Gestores de Comunicação da Rede Federal em uma das atividades da programação, no seminário “O papel e a carreira do comunicador no serviço público federal”, realizado pela ABCPública na Universidade de Brasília (UnB). 

Na ocasião, Adriana Souza destacou que o fortalecimento da comunicação pública se faz com a garantia de condições adequadas e fundamentais para o desenvolvimento do trabalho dos profissionais da área da comunicação que atuam em órgãos e instituições públicas, sendo que o provimento de novos servidores, por meio de concursos públicos – o que está vedado no momento, é uma das condições essenciais para isso.

Além da diretora de comunicação do IFG, participaram da mesa de abertura do Seminário: a presidente da ABCPública e mediadora do debate, Cláudia Lemos; a reitora da UnB e presidente da Andifes, Márcia Abrahão; a presidente da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej), Marluce Zacariotti; Diretora da FAC/UnB, Dione Moura, e o representante da Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (COGECOM), Ricardo Sangiovanni. Os expositores do seminário foram: Octavio Pieranti, assessor da Secretaria de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Douglas Andrade da Silva, diretor de Carreiras e Desenvolvimento de Pessoas do Ministério da Gestão e Inovação, e Inesita Soares de Araújo, pesquisadora da Fiocruz.

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Setec e adaptações da Diretoria de Comunicação Social do IFG. Fotografias: Gildo Júnior.

 

Fim do conteúdo da página