Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisadora do Câmpus integra grupo cujo invento foi patenteado pelo INPI
INOVAÇÃO

Pesquisadora do Câmpus integra grupo cujo invento foi patenteado pelo INPI

Publicado: Segunda, 30 de Agosto de 2021, 13h21 | Última atualização em Terça, 19 de Outubro de 2021, 10h52

Monise Cristina Ribeiro Casanova Coltro ministra aulas de Química nos cursos técnicos integrados e na graduação

Na foto, a professora Monise Cristina Ribeiro Casanova Coltro, no laboratório de Química do Câmpus (foto de arquivo)

A professora do Câmpus Senador Canedo do Instituto Federal de Goiás (IFG), Monise Cristina Ribeiro Casanova Coltro, é uma das pesquisadoras do invento “Processo de síntese de nanopartículas de magnetita com uso de ultrassom” que foi patenteado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Monise ministra aulas na disciplina de Química nos cursos técnicos integrados e superior do Câmpus.

Monise explicou o processo de nanopartículas de magnetita com uso de ultrassom pode ter aplicações variadas, como no tratamento de água, de águas residuais, de esgotos ou de lamas e lodos.

Além da professora do Câmpus Senador Canedo, o grupo autor o invento é composto pelos pesquisadores Warde Atnonieta da Fonseca Zang, Joachim Werner Zang, Sergio Botelho de Oliveira e Danilo César Silva e Sousa.

As patentes

O deferimento da patente foi na Revista de Propriedade Industrial (RPI), que concede propriedade e exclusividade temporária aos titulares. Isso impede que por um determinado período outras pessoas ou empresas se utilizarem da tecnologia sem prévia autorização dos inventores.

O prazo de concessão das cartas-patentes para as patentes de invenção (PI) é de 20 anos e para o modelo de utilidade (UM), de 15 anos, contados da data de depósito, conforme a Lei nº 9.279 de 1996.

O INPI emitiu também outras duas cartas-patentes para inventores  do IFG: “Processo de carbonização hidrotermal aplicado na remoção de hormônios sexuais sintéticos” e “Atenuador dinâmico de ruído”.

No IFG, a coordenação responsável por acompanhar esse processo é o Centro de Inovação Tecnológica (Cite), que parabenizou os inventores do IFG “que muito nos orgulham com o seu trabalho, empenho e dedicação à pesquisa e à inovação e os convidamos a criar caminhos e estratégias que levem os benefícios destas tecnologias à sociedade”, afirmou a coordenadora Telma Regina de Barros.

Mais informações sobre as carta-patentes no http://www.ifg.edu.br/cite?showall=&start=5

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Senador Canedo, com informações da Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.