Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus lança livro com textos produzidos pelos discentes da especialização
ESPECIALIZAÇÃO

Câmpus lança livro com textos produzidos pelos discentes da especialização

Publicado: Sexta, 12 de Maio de 2023, 15h15 | Última atualização em Sexta, 12 de Maio de 2023, 15h15

Obra que foi publicada pela editora Científica Digital conta com 12 capítulos, distribuídos em três seções

“Pensando a Educação Profissional, Técnica e Tecnológica”. Esse é o título do primeiro livro lançado pelo Câmpus Senador Canedo do Instituto Federal de Goiás (IFG). A obra que foi publicada pela editora Científica Digital, em formato digital, conta com 12 capítulos, distribuídos em três seções, com 348 páginas. Os textos constituem versões atualizadas de trabalhos de conclusão de curso apresentados pelos discentes da especialização em Docência na Educação Profissional, Técnica e Tecnológica.

Acesse aqui o livro completo.

A Diretora-Geral do Câmpus, a professora Maria Betânia Gondim da Costa, destaca a qualidade do livro, que, segundo ela, atesta a experiência e competência do IFG na educação Profissional, Técnica e Tecnológica. “Os docentes e estudantes envolvidos estão de parabéns”, disse. Para ela, a publicação, além de tornar público o conhecimento produzido no Câmpus, certamente estimulará a realização de novas pesquisas.

A obra reúne uma estética moderna, que nos conecta ao prazer de ler, e artigos primorosos, disse a gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus, Martha Rodrigues de Paula Manrique. “Certamente, o livro agregará valor à consolidação da especialização e, além disso, dará ainda visibilidade ao conhecido produzido”, ressaltou.

O livro tem como organizadores os professores do Câmpus: Rodrigo de Oliveira Soares, João Henrique Corrêa Cardoso, Márcio Rodrigues da Cunha Reis e Brunna Carolinne Rocha Silva Furriel e do professor do Câmpus Inhumas do IFG, Wesley Pacheco Calixto. O prefácio é assinado pelo Thiago Cazarim, que foi professor do Câmpus e coordenador da pós-graduação e, atualmente, é docente do CEFET/MG.

Das seções e artigos

A primeira seção tem como título “Modelos para a Educação” e reúne quatro capítulos: Desenvolvimento de métrica para mensurar letramento informacional; Estudo dos sintomas da evasão escolar no ensino de jovens e adultos utilizando as redes neurais artificiais; Análise curricular do docente: um olhar sobre instituições pública e privada; e Métrica e desempenho da avaliação profissional em cursos técnicos.

A segunda seção trata sobre a “Tecnologia para a Educação” e conta com 3 capítulos: Proposta de tecnologia assistiva para auxiliar indivíduos com deficiência visual na leitura gráfica; Proposta de unificação dos glossários da língua brasileira de sinais; e Análise de luvas transceptoras para auxílio na tradução bidirecional em língua de sinais.

A terceira e última seção recebe o nome de “Visão na Educação” e tem 5 capítulos: A militarização da educação: o pretexto da falência na educação básica versus a experiência nos Institutos Federais; Questões de gênero na educação profissional e tecnológica: análise em projetos pedagógicos curriculares; Educação, trabalho, saúde e suas relações com o desenvolvimento humano; Exposição midiática do ensino remoto em tempos de pandemia; e Processo didático no ensino da metodologia científica.

O livro completo está disponível para acesso aqui.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Senador Canedo.