Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG Câmpus Valparaíso realiza a III Semana de Ciência e Tecnologia

IFG Câmpus Valparaíso realiza a III Semana de Ciência e Tecnologia

Publicado: Terça, 23 de Outubro de 2018, 15h47 | Última atualização em Terça, 23 de Outubro de 2018, 16h03

Evento reuniu palestrantes de diferentes instituições públicas: IFG, Universidade de Brasília- UnB, UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora e Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ

Do dia 16 a 19 de outubro, ocorreu a III Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Goiás Câmpus Valparaíso, reunindo mais de 100 pessoas por dia. Entre as atividades desenvolvidas estavam palestras, oficinas e minicursos. A mesa de abertura contou com os professores Tânia Ferreira (UFG), Danielle Pereira (IFG) e Giovani Comerlatto (IFG),  que abordaram por meio de diferentes perspectivas o tema da Semana deste ano: “Ciência para Redução das Desigualdades Sociais” .

Vários assuntos foram abordados no evento, entre eles estava “O Futuro é Agora: As Novas Tecnologias que Estão Transformando o Mundo”, palestra realizada pelo professor de Engenharia Mecânica/Fabricação do Câmpus Valparaíso Fábio Silva. Fábio explicou sobre as novas tecnologias que estão surgindo no mundo e a importância dos alunos se atentarem para as novas possibilidades de emprego na Indústria 4.0 (que abarca inovações como robótica avançada, Big Data e impressão 3D): “Quem se atentar hoje para isto, não vai faltar trabalho”, conta o professor.

Entre os as oficinas e minicursos, foi possível contar com diferentes áreas de interesse, como: “Hortas Suspensas com PET”, “Ciência da Religião em Busca de um Mundo Melhor” e “Construção de Modelos Tridimensionais de Células”.

A iniciativa também foi um momento de divulgação para a comunidade interna e externa das pesquisas desenvolvidas no Câmpus, para isto, especificamente, foi realizada a Mostra Científica no dia 18 de outubro: na qual os estudantes realizaram apresentações orais de trabalhos de pesquisa desenvolvidos no Câmpus. Veja aqui a lista com os trabalhos apresentados.

A coordenadora do evento, a professora Danielle Pereira, destaca sobre a importância das atividades desenvolvidas ao longo desta semana: “Fortalecer ações de divulgações científicas para a comunidade interna e apresentar para a comunidade externa o que está sendo produzido de ciência no Câmpus”.

Na sexta-feira,19 de outubro, os estudantes do Câmpus Valparaíso visitaram, em Brasília, a 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.

Veja mais fotos do evento em: https://www.facebook.com/ifgvalparaiso/

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valparaíso