Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunos elaboram jogo de tabuleiro para facilitar o aprendizado da matemática
Início do conteúdo da página
criatividade

Alunos elaboram jogo de tabuleiro para facilitar o aprendizado da matemática

Criado: Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 10h10 | Última atualização em Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 10h22

Projeto foi aplicado em escola estadual de Valparaíso

Estudantes da Matemática aplicando o jogo no Colégio Estadual Marajó. Foto: Abelardo Lopes
Estudantes da Matemática aplicando o jogo no Colégio Estadual Marajó. Foto: Abelardo Lopes

Aprender matemática mas de forma divertida. Este é o objetivo do jogo de tabuleiro "Os divisíveis e a história da matemática", criado pelos estudantes da Licenciatura em Matemática do IFG Câmpus Valparaíso, dentro da disciplina da turma Prática Como Componente Curricular (PCC). Os estudantes do Câmpus Valparaíso aplicaram este jogo para alunos do 9ºano do Colégio Estadual Marajó. Sobre a recepção da abordagem lúdica, a aluna da Matemática Isabela Beltrão, que estava presente no grupo responsável pela realização da atividade diretamente com o público-alvo, conta: "Eles gostaram muito, o desenvolvimento deles com o jogo foi bom, aceitaram participar e se mostraram interessados".

 

Sobre a elaboração do material didático, que é direcionado para alunos do ensino fundamental, o professor Bruno de Paula destaca também a importância na formação dos seus próprios alunos da Licenciatura: "Primeiro, foi a questão do trabalho em grupo; segundo, é preciso entender o abstrato de modo a inserir em um jogo; terceiro, a experiência de passar isto para os meninos (do ensino fundamental) ” . Bruno explica que o jogo ensina e ajuda a fixar os critérios de divisibilidade de números inteiros e, por meio das cartas bônus, aprender outros conteúdos da matemática, como determinação de números primos.

 

 

Veja as fotos da aplicação do jogo em nosso facebook.com/ifgvalparaiso

 

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valparaíso

Fim do conteúdo da página