Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes participam de roda de conversa sobre prevenção à saúde mental
Ação

Estudantes participam de roda de conversa sobre prevenção à saúde mental

Publicado: Quinta, 28 de Setembro de 2017, 17h58 | Última atualização em Quinta, 05 de Outubro de 2017, 20h14

Atividade faz parte da campanha Setembro Amarelo

Nesta quarta-feira,27, no Câmpus Valparaíso do Instituto Federal de Goiás (IFG), como forma de participar da campanha que acontece em todo o Brasil, o Setembro Amarelo, foi realizada uma roda de conversa com alunos da instituição sobre “Prevenção à Saúde Mental”. O Setembro Amarelo é o mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio, e traz como lema: “Falar é a Melhor Solução”. O psicólogo clínico Tiago Lino conta sobre esta campanha: “O Setembro Amarelo é uma iniciativa que já tem algum tempo, mas só recentemente ganhou força”.

Para participar da divulgação da campanha, a Coordenação de Assistência Estudantil do Câmpus Valparaíso montou uma programação especial, a cerca de uma semana foi colocado seis caixinhas pelo Câmpus, para depósitos de perguntas e dúvidas dos alunos sobre o tema (para aqueles que quisessem colocar questões de forma anônima), para serem respondidas nesta semana de roda de conversa. O psicólogo Tiago Lino está participando da programação do Câmpus e irá realizar um diálogo entre os estudantes, sobre o objetivo, explica: “É uma palestra informativa sobre o que é e como procurar ajuda”. Nesta sexta-feira,29, haverá mais roda de conversa.

Tiago trabalha há nove anos na área e, atualmente, trabalha em Valparaíso de Goiás, realizando atendimentos psicossociais no Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Sobre o suicídio, Tiago explica que é um resultado de vários sintomas, e que é preciso falar sobre os transtornos que são considerados fatores de risco, para que estes quadros possam ser identificados e as pessoas possam procurar ajuda de profissionais, daí a importância da divulgação da prevenção do suicídio.

Entre os fatores de risco, estão: a depressão, transtorno bipolar e transtornos mentais em gerais, como a esquizofrenia; aspectos sociais e psicológicos. O Psicólogo conta: “O suicídio é o resultado de vários sintomas”, e diz: “Como prevenir? Falar sobre, porque isto previne”. Ao final da roda de conversa, ele destaca: “As pessoas muitas vezes precisam de informação, às vezes elas só precisam saber que são importantes”. Tiago ressalta sobre este evento psicológico: “tem tratamento, é preciso procurar a ajuda de um profissional”

Em Valparaíso de Goiás, locais que se pode procurar ajuda e atendimentos psicossociais:
Centro de referência de Assistência Social-Cras;
Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)- Capes II;
E ajuda profissional, com psicólogos em consultórios particulares.

Mais informação sobre esta campanha ou onde procurar ajuda, acesse aqui.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valparaíso