Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Drone, mostra científica, visita de escolas da região; Dia C da Ciência no Câmpus Valparaíso atende mais de 400 pessoas
EXTENSÃO

Publicado: Quinta, 26 de Outubro de 2017, 16h44 | Última atualização em Sexta, 27 de Outubro de 2017, 09h25

Evento conta com palestras, oficinas, minicursos e diversas outras ações

Demonstração de voo de drone no Câmpus Valparaíso

Nesta quarta-feira,25, foi realizado o Dia C da Ciência no Câmpus Valparaíso do Instituto Federal de Goiás (IFG), projeto que está dentro das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT 2017 (que acontece no Câmpus Valparaíso do dia 23 a 27 de outubro), sendo que no último dia da programação, os alunos do Instituto irão visitar à SNCT- Nacional, que está acontecendo no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. No Dia C da Ciência, mais de 400 alunos de escolas municipais de Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental e Luziânia participaram do Conhecendo o IFG e da Mostra Científica, nesta última atividade, os estudantes puderam ver os trabalhos desenvolvidos por alunos e professores do Câmpus Valparaíso. Além destas ações, houve apresentação de dança e a palestra “Drones para Todos”.

Alunos da Escola Municipal Edson André de Aguiar em visita ao Câmpus

Entre os colégios municipais que participaram do Conhecendo o IFG, nesta quarta-feira,25, estava a Escola Municipal Edson André de Aguiar da Cidade Ocidental, que trouxe 35 alunos para o evento. Leocádia Batista, coordenadora de turno da escola, conta que está havendo divulgação entre os alunos, sobre as inscrições para os cursos técnicos do IFG (que estão abertas até o dia 30 outubro) e destaca ser importante para eles estarem conhecendo um pouco mais sobre o Câmpus: “Eu queria que esta galera toda fizesse inscrição, porque é uma oportunidade única. Esperamos que muitos se inscrevam depois desta visita”.

Além de se informarem sobre as inscrições, que estão abertas para os cursos técnicos do Câmpus Valparaíso (se interessou sobre este assunto? Acesse aqui), e conhecerem a estrutura da instituição, os estudantes das escolas municipais participaram da Mostra Científica. Nesta exposição, os alunos puderam ver o trabalho da “Mostra de História e Filosofia Medieval”, as ações realizadas pelos núcleos de pesquisas do Câmpus Valparaíso e os projetos de iniciação científica desenvolvido por estudantes e professores.

"Se traduz em mostrar como se faz de forma gratuita e de qualidade ensino, pesquisa e extensão”

Sobre o objetivo do Dia C da Ciência (25 de outubro), a coordenadora do evento, Danielle Pereira, conta: “Fazer uma exposição para a sociedade de como se produz ciência dentro das instituições de ensino dentro do país”. Danielle ainda explica a importância da realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Câmpus: “Para a comunidade de Valparaíso e em especial para os estudantes do Câmpus e das escolas que vieram conhecer a instituição, se traduz em mostrar como se faz de forma gratuita e de qualidade ensino, pesquisa e extensão”.

Dança
O grupo Dançar’T da Escola de Música, Dança e Teatro Adilson Menezes (a instituição oferece cursos gratuitos em Valparaíso de Goiás) realizou um show de dança para os presentes. Foi possível assistir balé clássico, moderno e contemporâneo, jazz e muito mais!

“Drones para Todos”
Este foi o tema da palestra de Sérgio Sápia, da empresa AeroFrog- Campinas, realizada nesta quarta-feira,25. Sérgio apresentou um projeto desenvolvido em parceria com outras instituições na comunidade Santa Lúcia, em Campinas- SP. O projeto “Drones para Todos” realiza a inclusão tecnológica e capacitação profissional para jovens que se encontram em situação econômica desfavorável. “A gente estava procurando pessoas que não tinha condições e queriam mudar de vida em uma profissão nova”.

Em 2016, foram formados dez alunos na comunidade Santa Lúcia, no curso de piloto de drones, o objetivo é que estes alunos possam, agora, por sua vez continuar a ação e capacitar outras pessoas, sobre o projeto desenvolvido em Santa Lúcia, Sérgio explica: “A gente conseguiu levar adiante e, hoje, eles estão conseguindo tocar sozinhos”. Entre as perspectivas do “Drones para Todos”, está a de gerar renda para o aluno e para o projeto, por meio de venda de serviços de captação de imagens para produtoras de vídeos e para órgãos públicos. Sérgio ainda conta que o projeto “Drones para Todos” será oferecido futuramente para alunos de outras comunidades de Campinas, por meio, agora, da criação de uma escola privada de curso de pilotos de Drones, nas quais serão abertas parte das vagas, de forma gratuita, para alunos de escolas municipais da região.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Câmpus continua nesta quinta-feira,26, e nesta sexta-feira, 27, o evento chega o fim, com a visita dos estudantes do Câmpus Valparaíso à SNCT- Nacional, em Brasília.

Veja aqui a programação completa. Acesse mais fotos em www.facebook.com/ifgvalparaiso

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valparaíso