Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisa aponta maior agilidade na circulação do transporte coletivo na Avenida 85 e avaliação de motoristas sobre o corredor preferencial
Câmpus Goiânia

O estudo foi desenvolvido por professor e alunas da área de Transportes do Câmpus Goiânia do IFG

• Publicado: Quarta, 05 de Maio de 2021, 08h32
  • Última atualização em Quinta, 17 de Junho de 2021, 11h26
A pesquisa apresenta avaliações a respeito da circulação dos ônibus no trajeto do corredor preferencial da Avenida 85,  em Goiânia, e mais a opinião dos motoristas do transporte coletivo
A pesquisa apresenta avaliações a respeito da circulação dos ônibus no trajeto do corredor preferencial da Avenida 85, em Goiânia, e mais a opinião dos motoristas do transporte coletivo

Estudo desenvolvido por professor e estudantes do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) demonstrou a circulação mais rápida dos ônibus do transporte coletivo no corredor preferencial da Avenida 85, em Goiânia. A pesquisa de título: “O Transporte Coletivo em Goiânia – Avaliação dos Corredores Preferenciais – Corredor da Avenida 85 em Goiânia”  foi realizada pelo professor Marcos Rothen, da área de Transportes do Câmpus Goiânia, com a participação das estudantes do curso de Engenharia de Transportes, Daniela de Sousa Pereira e Stefanny Luciane Pereira de Jesus.

O estudo é parte de projeto de pesquisa cadastrado no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (PIBICTI) do IFG. A pesquisa teve por objetivo avaliar a circulação dos ônibus do transporte coletivo no trajeto do corredor preferencial da Avenida 85, além de analisar a opinião dos motoristas a respeito do tráfego nessa via. Segundo o professor e orientador da pesquisa, Marcos Rothen, a ideia do projeto partiu das estudantes que apresentaram a proposta de investigação e realizaram a pesquisa com os motoristas do transporte coletivo em fevereiro de 2020.

Os resultados do estudo apontaram que o corredor preferencial da Avenida 85 promove uma maior agilidade para a circulação do transporte coletivo, tanto em uma comparação entre a mobilidade dos ônibus e outros veículos de passeios nessa via quanto na opinião dos motoristas do transporte coletivo que foram entrevistados na pesquisa. Em relação às condições operacionais do corredor preferencial, o estudo indica que a falta de sincronização dos semáforos, considerando a prioridade dos ônibus coletivos e não a dos demais automóveis, é um dos principais problemas evidenciados.

Opinião

Na pesquisa, os motoristas do transporte coletivo entrevistados avaliaram  a circulação dos ônibus na Avenida 85. O estudo apresentou alguns aspectos sobre o perfil dos condutores dos ônibus, que são, em sua maioria, motoristas do transporte coletivo com experiência de 10 a 15 anos e que também conduzem linhas de ônibus que percorrem outros trajetos além dos corredores preferenciais para o transporte coletivo em Goiânia.

Na avaliação dos motoristas, a existência dos corredores preferenciais diminui os riscos de acidentes em comparação a outras vias em que há o tráfego comum de veículos. Também avaliaram que os corredores preferenciais contribuem para a agilidade e pontualidade dos ônibus do transporte coletivo.

Em relação às melhorias no corredor preferencial da Avenida 85, os motoristas sugeriram que a sinalização da via pode ser melhorada e também destacaram a perda de qualidade no trânsito no trecho mais central da via, que foi indicado como o mais congestionado. Especialmente eles sugeriram a implantação de semáforos inteligentes, o que traria mais prioridade para o transporte coletivo na avenida.

Dentre os aspectos negativos elencados pelos entrevistados, os resultados da pesquisa apontaram a imprudência de outros condutores de veículos, especialmente motoristas de aplicativos, que invadem as faixas dos corredores preferenciais do transporte coletivo para embarcar e desembarcar passageiros e mais os taxistas que têm permissão para trafegarem nesses espaços. Além disso, a distração pelo uso do celular por parte dos motoristas e a falta do uso de setas indicativas para a mudança de direção nas faixas de circulação também foram citados como pontos que prejudicam o trânsito na opinião dos motoristas do transporte coletivo.

Na opinião do professor Marcos Rothen, o principal resultado da pesquisa foi o de apresentar que existem possibilidades de melhorias para o corredor preferencial. “Com a divulgação dos resultados dos projetos, as autoridades podem implantar melhorias que venham a favorecer o transporte coletivo da capital a partir da adoção de técnicas modernas de controle do trânsito. Em Goiânia, falta modernidade no planejamento do trânsito e estudos como esse tem o objetivo de contribuir para um maior uso das técnicas de planejamento do trânsito utilizadas na Engenharia de Transportes”, destaca o docente.

A pesquisa foi divulgada na reportagem “Restrições de circulação tornaram as viagens mais rápidas nos corredores exclusivos” publicada no Jornal O Popular no dia 3 de maio.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG