Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Último dia do Festival de Artes de Goiás é marcado por debates e apresentações artísticas
Extensão

Vídeos com toda a programação estão disponíveis no canal IFG Comunidade, no YouTube

• Publicado: Sexta, 21 de Maio de 2021, 10h09
  • Última atualização em Segunda, 21 de Junho de 2021, 10h48
Mesa de debate sobre Arte - Ensino, Pesquisa e Extensão

O dia de ontem, 20, do XV Festival de Artes de Goiás, realizado pelo IFG, foi marcado por diversos debates, mostras, exibição de vídeos e apresentações artísticas. Toda a programação do evento, que ocorreu durante três dias, está disponível gratuitamente no YouTube (acesse a playlist).

Na mesa de debates ocorrida pela manhã sobre Arte – Ensino, Pesquisa e Extensão, a mediadora e professora do IFG, Mônica Mitchell, ressaltou que o espaço do Festival é um espaço privilegiado para “problematizar o papel da arte na sociedade contemporânea; cultura; na educação e na produção de conhecimentos acadêmicos e não formais”, disse.

Professora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Cláudia Schreiner apresentou uma ação que é realizada pelo IFRS como uma forma de suprir a educação musical, o Projeto Prelúdio, realizado com crianças e adolescentes entre 5 a 17 anos de idade em escolas. Ela compartilhou um pouco dessa experiência exitosa realizada no Rio Grande do Sul.

Já a professora Maria de Lourdes Macena de Souza, do IF Ceará (IFCE), compartilhou experiências de pesquisa dentro do ensino de arte em si, destacando a necessidade de se conhecer quem está produzindo conhecimento em arte na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Ela indagou ainda: “Dentro da pesquisa em arte, onde estão os Institutos Federais?”.

E para falar sobre o ensino, a professora do IFG, Luciana Ribeiro, comentou sobre a trajetória do ensino de arte na Instituição, ressaltando a construção de um projeto em que a arte está presente no primeiro e segundo anos dos cursos técnicos, para os cursos ofertados em tempo integral, e no primeiro ano, para os que não são em tempo integral.

Programação

Durante todo o dia, nessa quinta-feira, foram realizadas atividades pela Mostra Inspirar-te + Arrisque-se (Sessão 4), realizada a plenária para elaboração da Carta das Artes no IFG e apresentação do Teatro Carmin do RN, com o espetáculo: A Frasqueira de Jacy.

Acesse o vídeo da mesa de debate sobre Arte – Ensino, Pesquisa e Extensão: https://www.youtube.com/watch?v=H1zNWRQ7qmI

Veja todas as atividades da programação do Festival de Artes de Goiás (etapa 2):  https://www.youtube.com/playlist?list=PLZ43nhhqGb5aTSrcZ1Hno85XcmPeCP297

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria