Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Conquistas recentes de estudante e egresso do Câmpus Aparecida de Goiânia demonstram qualidade do ensino da Instituição
CONQUISTAS

Engenheiro Civil egresso do Câmpus Aparecida de Goiânia aprovado em Itaipu Binacional e formanda de Edificações premiada como jovem cientista.

• Publicado: Quarta, 21 de Julho de 2021, 15h21
  • Última atualização em Segunda, 09 de Agosto de 2021, 19h24

Neste mês de julho, apesar das aulas acontecendo de forma remota e do distanciamento social obrigatório em função da pandemia de Covid-19, os/as estudantes e egressos do IFG seguem a todo vapor em seus processos formativos e de busca de novos espaços para sua atuação profissional e de pesquisa.

A exemplo desse dinamismo dos/das membros da nossa comunidade, apresentamos a conquista da estudante Dayane Rodrigues, do curso de Edificações do IFG Aparecida de Goiânia, que foi finalista da Feira Brasileira de Jovens Cientistas 2021. Com o projeto “A relação entre o corpo, as práticas corporais e a saúde na produção científica da Educação Física”, orientado pelo professor Neri Emílio Soares Junior, que ministra a disciplina de Educação Física, a jovem conquistou dois prêmios.

Uma das categorias vencidas pela pesquisadora foi o “Prêmio Biologia Total de Incentivo à Pesquisa na Saúde”. O Biologia Total é uma plataforma online com aulas para pré-universitários criada pelo Professor Jubilut, criador do maior canal de biologia do Brasil, e conta com cursos de todas as áreas abordadas nos vestibulares. Os premiados receberam uma bolsa de estudos em um dos cursos do canal. Este foi um prêmio paralelo, de apoiadores do evento. Mas o projeto da estudante do IFG também ficou em segundo lugar em uma das premiações da classificação oficial, que foi o Prêmio Destaque em Rigor Científico. Importante ressaltar que o projeto de Dayane foi o único representando o Estado de Goiás em todo o evento.

Além da premiação individual, Dayane também fez parte de um grupo chamado Cogno7, composto por participantes de diversos estados, reunidos para participarem de uma Maratona de jovens Cientistas, dentro da Feira Brasileira de Jovens Cientistas. Nesta competição de perguntas e respostas, o grupo de Dayane também ficou em segundo lugar. Além da estudante do IFG Aparecida de Goiânia, o grupo era composto por outros 6 jovens cientistas de diversas partes do país: Pedro Henrique; Natália Pieralisi; Brunna Fonseca; Luís Pivotti; Dayane Rodrigues; Laura Mendes; Alexandre Jacques.

A Feira Brasileira de Jovens Cientistas é a primeira feira científica e pré-universitária nacional totalmente virtual. O evento teve o propósito de estimular a produção científica por jovens estudantes, além de criar uma rede de jovens cientistas brasileiros. Em 2021 houve 182 projetos finalistas, com mais de 800 estudantes, orientadores e coorientadores envolvidos. Além disto, foram 242 escolas, mais de 200 avaliadores e 44 equipes na Maratona de Inovação.

Do ponto de vista profissional, destacamos uma importante conquista de um egresso de Engenharia Civil, Pablo Rhuan Ataíde. O ex-estudante do Câmpus Aparecida de Goiânia foi aprovado no concurso da Itaipu Binacional, no Paraná, para o cargo de Engenheiro Civil. A vaga era concorrida por 691 inscritos, e Pablo conquistou o 2º lugar, tendo sido convocado para o trabalho no início deste mês de julho.

Itaipu, que em Tupi Guarani significa “a pedra que canta”, é a usina hidrelétrica que mais gera energia em todo o mundo. A usina possui 20 unidades geradoras, o que significa que, em condições de clima favoráveis, a produção pode chegar a 100 bilhões de quilowatts-hora. Utilizando o potencial do rio Paraná no trecho em que o rio passa pelo estado do Paraná, a Usina de Itaipu é uma empresa bi-nacional, dirigida por dois países: Brasil e Paraguai. Segundo informações da própria empresa, 19,3% da energia consumida no Brasil e 87,3% da energia consumida pelo Paraguai são fornecidas pela Itaipu.

O Câmpus Aparecida de Goiânia parabeniza toda a comunidade do IFG por conquistas tão representativas da qualidade do trabalho que tem sido feito por esta instituição de educação pública, gratuita e de qualidade, e em especial esses dois estudantes, que em etapas distintas, estão trilhando caminhos tão prestigiosos do fazer estudantil e profissional.

Para assistir ao evento de premiação da Feira Brasileira de Jovens Cientistas:

- https://youtu.be/_ytMRjjPUac

- https://youtu.be/i7QDgovQd3g