Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Evasão na Rede Federal é tema de webinário realizado pelo Tribunal de Contas da União
Gestão

Reitora do IFG, professora Oneida Cristina, representou o Conif no evento

• Publicado: Segunda, 28 de Agosto de 2023, 16h03
  • Última atualização em Segunda, 11 de Setembro de 2023, 14h27
Reitora do IFG representa o Conif na abertura de evento do TCU sobre evasão escolar

O Tribunal de Contas da União (TCU) está realizando na tarde desta segunda-feira, dia 28 de agosto, até às 17h, um evento com o objetivo promover uma análise da atuação da Rede Federal de EPCT, com foco nos desafios para a garantia de êxito e permanência dos estudantes. A reitora do Instituto Federal de Goiás (IFG), Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon, foi uma das participantes do evento, representando o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Durante a abertura, o professor Getulio Marques Ferreira, secretário da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, discorreu um pouco sobre a história e a trajetória da Rede Federal e fez algumas reflexões: “E o que é que a gente entende do que existe sobre a evasão? A gente entende que ela atinge os mais vulneráveis. Aqueles que mais precisam são os que normalmente se evadem. Os problemas da evasão já existiam antes da pandemia, mas com ela tornaram-se ainda mais visíveis. E o que nós precisamos nessas reuniões, e a Setec se coloca à disposição, é encontrar caminhos não só para a redução, mas como para a completa eliminação”, ressaltou o secretário da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica.

A reitora do IFG, Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon, que na ocasião representou o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), ressaltou que há vários fatores que incidem no processo formativo e que resultam na evasão. “É preciso discutir, pois é uma temática que nos afeta diretamente e que afeta os nossos jovens, crianças e adultos, assim como o futuro da nossa sociedade como um todo. E nós sabemos que a educação não muda o mundo, mas muda as pessoas e as pessoas mudam o mundo, como já dizia nosso querido Paulo Freire (...) Infelizmente a evasão escolar vem, ao longo desses anos, dificultando com que a gente consiga atingir todo esse potencial da educação”, destaca a reitora do IFG.

O diretor de Desenvolvimento da Rede Federal da Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Marcelo Bregagnoli, iniciou sua apresentação no webinário apresentando dados. Atualmente há 680 unidades na Rede Federal, sendo que cada região possui a sua particularidade que precisa ser compreendida e respeitada. De acordo com Bregagnoli, as instituições da Rede ofertam mais de 12 mil cursos em diferentes modalidades e possuem um princípio que é muito importante, que é o da verticalização. O diretor destacou também que as instituições da Rede Federal possuem um “poder inclusivo muito grande” em razão da interiorização das unidades em regiões de todo o país.

Ao responder aos participantes do chat, sobre se há pesquisas sobre evasão, o diretor Marcelo Bregagnoli disse que “os dados atuais olham para trás”, mas informou que há um sistema em implementação, “que vai fazer uma análise de previsibilidade e que vai dar o perfil daquele estudante que está mais sujeito à evasão”. Os estudos que nós temos, nesse momento, indica o diretor, são os da Plataforma Nilo Peçanha e os diversos trabalhos, grupos de trabalhos e outras instâncias que estão atuando para se debruçar sobre a temática.

O webinário conta com a participação de outros diversos convidados que estão apresentando informações, dados, resultados, desafios e boas práticas para as ações de permanência e êxito, com o objetivo de promover a redução dos índices de evasão/desistência nas instituições federais de ensino vinculadas à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Diretoria de Comunicação Social / Reitoria.