Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Votação aberta para inclusão da Semana do Cerrado no calendário goiano de ensino
MEIO AMBIENTE

A inclusão foi proposta pelo IFG e discutida em audiência pública na Alego, durante a III Semana Integrada do Cerrado

• Publicado: Segunda, 18 de Setembro de 2023, 17h30
  • Última atualização em Terça, 19 de Setembro de 2023, 15h30
Proposta com votação aberta para a população goiana

Mais de 5 mil inscritos nas atividades realizadas em diversos Estados brasileiros e um Projeto de Lei em votação para inserir a Semana do Cerrado no calendário escolar do Estado de Goiás fazem parte do saldo positivo da III Semana Integrada do Cerrado, organizada por mais de 40 instituições, dentre elas o Instituto Federal de Goiás (IFG). O evento encerrou-se no último sábado, 16 de setembro.

A audiência pública, realizada no dia 11 de setembro, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), em Goiânia, teve como tema “Cerrado em debate: estratégias para conservação do bioma”. A Comissão Organizadora do evento sugeriu como ponto de pauta a inserção da Semana do Cerrado no calendário de ensino goiano, ideia proposta pelo IFG.

O Instituto Federal de Goiás, em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023, oficializou as comemorações do Dia Nacional do Cerrado – 11 de setembro -  no Calendário Acadêmico. No entanto, as atividades pertinentes à data foram iniciadas pelo Câmpus Águas Lindas, ainda em 2016. Este ano, o Câmpus Formosa cadastrou a proposta do evento, que foi contemplado com recursos oriundos do Edital nº 11/2023, do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Site de votação

A inclusão da Semana do Cerrado no calendário escolar está aberta para votação. A população pode se posicionar a favor ou contra a Proposição nº 2023001634, de autoria da deputada estadual Bia de Lima (PT), no site da Alego, por meio do link https://opine.al.go.leg.br/proposicoes/2023001634 .

Certificado

A Comissão Organizadora do evento já está trabalhando na certificação de todos os participantes da III Semana Integrada do Cerrado. Segundo os organizadores, em breve, todos os inscritos receberão o certificado de participação no email informado no ato da inscrição.

Mostras

Permanecem abertas para visitação online as exposições virtuais Rebrota, de artes diversas, e Moenda, Mostra de Videodança. A primeira pode ser conferida no site MediaLab, da UnB, pelo link https://rebrota.medialab.unb.br/ , e a segunda, no canal IFG Comunidade, no YouTube.

Confira as atividades online do evento no canal da Semana Integrada do Cerrado, no YouTube.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa