Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Programa Mulheres Mil está de volta ao IFG

Programa Mulheres Mil está de volta ao IFG

Câmpus Formosa ofertará curso de Cuidador de Idosos pelo Programa. Poderão participar mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica acima de 16 anos

• Publicado: Quarta, 27 de Setembro de 2023, 16h34
  • Última atualização em Segunda, 16 de Outubro de 2023, 13h32
Aula para o curso de Aplicador de Revestimento Cerâmico, ofertado no Câmpus Formosa, em 2014

“O Programa Mulheres Mil, do Governo Federal, está de volta, e o Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG) vai ofertar curso para a comunidade formosense”, revelou o gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex), professor Bruno Quirino Leal. O anúncio foi feito após uma Reunião-Geral, na manhã desta terça-feira (26), no Teatro Guaiá, para discutir a oferta de curso de extensão pelo Programa Mulheres Mil 2023/2024 à comunidade.

O IFG foi agraciado nacionalmente com 105 vagas por meio da participação em Chamada Pública da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). Após seleção por avaliação de dados socioeconômicos de cada município dos 12 câmpus participantes, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do IFG realizou, na última quinta-feira (21), reunião virtual com os representantes que apresentaram propostas.

Na ocasião, foi anunciado que o Câmpus Formosa é um dos três contemplados do IFG para a oferta de cursos pelo Programa. Além dele, também prestarão serviços outros dois câmpus do Entorno do Distrito Federal: Luziânia e Águas Lindas.

Um montante de R$ 56 mil reais será gasto com a execução do curso pelo Câmpus. De acordo com Bruno Leal, o valor será destinado ao pagamento de equipe profissional, bolsas às estudantes, materiais de estudo e insumos para oferta do curso. “O próximo passo será compor a equipe de execução do projeto via edital”, declarou.

A coordenadora-geral do Programa no IFG será a professora do Câmpus Formosa, Kaithy das Chagas Oliveira. Ela recebeu o convite da reitora, professora Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon, referendado pelo pró-reitor de Extensão, Willian Batista dos Santos, e por todos os departamentos do Câmpus. “Sou uma entusiasta deste programa. Espero que ele seja bem-sucedido neste retorno e que a gente consiga ampliar as vagas num espaço bem curto de tempo”, afirmou a futura coordenadora, que aguarda publicação de portaria.

Cuidador de Idosos

O câmpus local do IFG abrirá 35 vagas no primeiro semestre de 2024 para o curso de extensão Cuidador de Idosos, conforme definido em Reunião-Geral na manhã desta terça, com a comunidade acadêmica. O curso será presencial, com duração de 160 horas e ofertado para mulheres acima de 16 anos, em situação de vulnerabilidade socioeconômica e risco social.

O curso foi escolhido em consenso, levando-se em consideração o perfil da oferta, a capacidade técnica do câmpus, o fato de já ter sido ofertado anteriormente e a possibilidade de transformação social das futuras extensionistas.

Anteriormente, o Câmpus Formosa já foi participante ativo no Programa. Em 2014, formaram-se 59 técnicas nos cursos de Cuidador de Idosos, Aplicador de Revestimento Cerâmico, Recreador e Operador de Computadores.

Programa Mulheres Mil

Por meio da Portaria nº 725, de 13 de abril de 2023, o Ministério da Educação trouxe de volta o Programa Mulheres Mil. As diretrizes do Programa são possibilitar o acesso à educação; contribuir para a redução de desigualdades sociais e econômicas de mulheres; promover a inclusão social; defender a igualdade de gênero; combater a violência contra a mulher; promover o acesso ao exercício da cidadania; e desenvolver estratégias para garantir o acesso das mulheres ao mundo do trabalho.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa