Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitores da Rede Federal elegem nova diretoria do Conif
CONIF

Reitores da Rede Federal elegem nova diretoria do Conif

Reitor do IF Goiano, professor Elias de Pádua Monteiro, foi eleito presidente. Nova diretoria toma posse em março

• Publicado: Terça, 30 de Janeiro de 2024, 17h26
  • Última atualização em Quarta, 06 de Março de 2024, 18h36
O novo presidente do Conif, professor Elias, ladeado pelos diretores eleitos professores Rafael e Júlio (à esquerda) e professores Carlos e Jaime (à direita)

O pleno do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) elegeu Elias de Pádua Monteiro, reitor do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), para a presidência do colegiado em 2024. A votação ocorreu nesta terça-feira, 30, durante a 130ª Reunião Ordinária do Conselho, realizada em Brasília. A eleição teve chapa única e contabilizou 27 votos válidos, sendo 22 a favor, 5 em branco e 9 ausências.

A chapa eleita é composta ainda pelo reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Carlos Guedes, que assumirá a vice-presidência de Relações Parlamentares; pelo reitor do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Jaime Alves, responsável pela vice-presidência de Administração; além dos reitores Rafael Almada, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), e Júlio Heck, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), que ocuparão as vice-presidências de Relações Institucionais e Assuntos Acadêmicos, respectivamente.

Elias Monteiro destacou durante a apresentação do plano de trabalho da nova presidência as pautas que devem nortear a gestão, como a consolidação do Planejamento Estratégico da Rede Federal e a recomposição orçamentária das instituições. “É grande desafio exercer essa liderança e vamos batalhar por um orçamento digno da Rede Federal para continuarmos a ofertar a educação pública, gratuita e de qualidade", destacou o presidente eleito.

O processo eleitoral foi conduzido pela reitora do Instituto Federal de Brasília (IFB), Veruska Machado, contando com a colaboração das reitoras Ruth Sales, do Instituto Federal de Sergipe (IFS), como vice-presidente, e Nídia Heringer, do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), como primeira secretária. O diretor executivo do Conif, Alexandre Bahia, e o secretário administrativo do Conselho, James Dantas, também integraram a comissão eleitoral.

A posse da nova gestão ocorrerá em março, durante a 131ª reunião do colegiado, em Brasília. A solenidade será presencial e terá transmissão ao vivo pelo canal do Conif no YouTube.

Conif – Criado em 24 de março de 2009, o Conif tem como objetivos a valorização, o fortalecimento e a consolidação dos 38 institutos federais, dois centros federais de educação tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II, totalizando 630 unidades em todo o país.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação do Conif.