Portal do Governo Brasileiro
  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Página Inicial -> Cursos -> Educação a Distância -> Técnico Subsequente em Cerâmica

Curso Técnico Subsequente em Cerâmica

Imprimir

Perfil Profissional

Os Técnicos em Cerâmica serão preparados para compreender e atuar no processo de fabricação e desenvolvimento de materiais cerâmicos, a fim de desempenhar funções técnicas relacionadas com as transformações físicas e químicas das matérias-primas em nível industrial e laboratorial (pesquisa e inovação).

Deste modo, um profissional competente para atuar nas indústrias fabricantes de materiais cerâmicos, por exemplo: blocos cerâmicos, telhas, placas cerâmicas para revestimento, refratários etc.

Mercado de trabalho

A indústria de Cerâmica Estrutural é considerada uma indústria de base, pois produz insumo básico para a Construção Civil, e, via de regra, é um espaço ocupado por  pequenas indústrias, quase sempre de organização familiar, existem também empresas de grande porte atuando em todo Brasil, estimando-se que existam entre pequenas e grandes empresas, mais de 11.000 unidades produtivas no país.

Além da cerâmica vermelha ou estrutural, um processo semelhante pode produzir: materiais de revestimento, materiais refratários, louça sanitária, louças e porcelanas de mesa, isoladores elétricos de porcelana, cerâmica artística (decorativa e utilitária), filtros cerâmicos de água para uso doméstico, cerâmica técnica e isolantes térmicos (SEBRAE, 2005).

O Técnico em Cerâmica atua na:

Indústria de revestimentos cerâmicos (área industrial e comercial);
Indústria de transformação de matérias-primas cerâmicas;
Representação comercial;
Instituições de pesquisa;
Indústria de cerâmica vermelha;
Indústria de produtos refratários;
Indústria de matérias-primas para obtenção de produtos ambientalmente corretos;
Outros

Local de funcionamento

O curso é oferecido na modalidade a distância, no polo Uruaçu (Câmpus Uruaçu).



Duração do curso

O curso terá a duração mínima de 3 semestres e máxima de 4 semestres, com obrigatoriedade de conclusão das atividades complementares neste período.



Mais informações, acesse aqui a página eletrônica da EaD.