Você está aqui: Página inicial > Aluno > IFG > Últimas notícias > JIF Goiás, Festival de Artes, Simpeex e Encontro de Culturas Negras têm data marcada
Eventos 2020

A partir de amanhã, 20, estudantes podem enviar vídeos à Proex com relatos sobre a participação em outros JIFs

Publicado calendário de eventos 2020

O calendário de eventos do Instituto Federal de Goiás (IFG) será retomado neste segundo semestre, agora no mês de setembro. A decisão foi aprovada em reunião do Colégio de Dirigentes do último dia 11. As atividades institucionais que ocorrerão até novembro de 2020 serão os já tradicionalmente realizados: Jogos do IFG (JIF Goiás), de 16 a 18 de setembro; Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (Simpeex), de 13 a 15 de outubro; Festival de Artes de Goiás, de 3 a 6 de novembro, e Encontro de Culturas Negras, de 19 a 21 de novembro. Todas as atividades, neste ano, serão realizadas exclusivamente pela internet, devido à pandemia da Covid-19, por meio do google meet.

A primeira ação que envolve os eventos começa a partir de amanhã, 20. Estudantes que já participaram de outras edições do JIF Goiás podem enviar vídeos com relatos de como foi essa participação, para que sejam veiculados durante o evento deste ano. Os vídeos deverão ser de 1 minuto cada um e podem ser enviados por e-mail (eventos.reitoria@ifg.edu.br) ou para o celular institucional (62 - 99374-4396) via WhatsApp. O prazo para envio é de 20 a 30 de agosto.

O pró-reitor de Extensão do IFG, professor Daniel Silva Barbosa, destaca que neste ano o desafio é a realização dos eventos institucionais de maneira virtual. “Apesar das dificuldades, a instituição está comprometida em realizá-los, pela relevância dos temas tratados, pela importância formativa, acadêmica e social da arte, da cultura e das questões relativas à igualdade étnico-racial, e pela importância de mantermos os vínculos e o diálogo com a comunidade externa, sobretudo no momento tão complexo em que a sociedade e as instituições estão atravessando, por conta da pandemia de COVID-19”, contextualiza. A expectativa, segundo o gestor, é “a de que mesmo neste formato, os eventos continuem sendo oportunidades de encontros, de enriquecimento formativo, de festividade e de reflexão”, finaliza.

Os jogos - JIF Goiás 2020 - vão envolver professores de educação física e alunos do IFG. Rodas de conversa e webinars ocorrerão durante os três dias de atividades, que serão voltadas para a educação física em tempos de pandemia, reformulação curricular e os reflexos desse momento de ensino remoto para essa área. “Vamos dialogar sobre as especificidades da Educação Física na educação remota, bem como os desafios que temos enfrentado nos diferentes câmpus do IFG. Serão realizadas atividades direcionadas aos estudantes, que tratarão de temas vinculados ao JIF e suas contribuições para o processo de formação humana”, pontua o diretor de Ações Sociais da Proex, William Batista dos Santos.

O segundo evento, o Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (Simpeex), ocorrerá de 13 a 15 de outubro. Este será o momento para atividades que relacionam também ações e temas voltados à pesquisa, à extensão e iniciativas de ensino, lembrando que outubro é o mês nacional da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O público-alvo são estudantes e servidores da Instituição.

Com atividades artísticas e de formação em artes, o Festival de Artes de Goiás será um espaço para discussões, aprendizagem, sociabilidade, nas áreas de cultura e educação. Serão realizadas atividades como apresentações artísticas e outras. A edição de 2020 ocorrerá entre os dias 3 e 6 de novembro e terá como público estudantes, servidores e a comunidade externa.

Para encerrar o calendário de eventos de 2020, o Encontro de Culturas Negras será realizado de 19 a 21 de novembro. Estudantes e servidores do IFG e a comunidade externa terão um espaço institucional para debate e reflexão das políticas vinculadas à promoção da igualdade étnico-racial. Além disso, o diretor afirma que serão momentos de socialização de projetos de ensino, pesquisa e extensão com essa temática. Paralelo ao Encontro, também será realizado o Seminário de Educação para as Relações Étnico-Raciais e apresentações artístico-culturais.

JIF Goiás

Data: de 16 a 18 de setembro/2020

Público-alvo: Professores de Educação Física e estudantes do IFG

Atividade interativa com os estudantes: Painel: Recordar é viver – Jogos do IFG

Envio de relatos em formato de vídeo de 1 minuto: 20 a 30 de agosto, para eventos.reitoria@ifg.edu.br ou para o celular institucional (62 - 99374-4396)

Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (Simpeex)

Público-alvo: estudantes e servidores do IFG

Data: 13 a 15 de outubro de 2020

Festival de Artes de Goiás

Público-alvo: estudantes e servidores do IFG e comunidade externa

Data: 3 a 6 de novembro de 2020

Encontro de Culturas Negras

Público-alvo: estudantes e servidores do IFG e comunidade externa

Local/data: 19 a 21 de novembro de 2020

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.