Você está aqui: Página inicial > Aluno > IFG > Últimas notícias > III Encontro Nacional da Rede Federal EJA- EPT será realizado em outubro
EJA

III Encontro Nacional da Rede Federal EJA- EPT será realizado em outubro

O evento é voltado aos servidores, alunos e instituições de ensino que atuam na modalidade Educação de Jovens e Adultos

Entre os dias 1º e 4 de outubro, será realizada a terceira edição do Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O evento, que conta com a parceria do Instituto Federal de Goiás (IFG), é uma iniciativa que promove a promoção da continuidade dos diálogos intersetoriais e interinstitucionais, além da troca de experiências educativas e também a identificação da unidade que se constitui como a identidade da EJA-EPT na Rede Federal. Este ano o Instituto Federal de Alagoas (IFAL) será o responsável pela organização do evento e terá o desafio de realizar a primeira versão totalmente on-line do encontro, em razão do estado de emergência em saúde pública decretado em razão da pandemia de COVID-19 e da suspensão das atividades acadêmicas dos Institutos Federais em todo país. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site do evento. Além disso, os interessados podem submeter seus trabalhos e artigos até o dia 15 de setembro.

De acordo com o IFAL, a expectativa é reunir virtualmente, de 1º a 4 de outubro, um coletivo de servidores e servidoras articulados em torno da EJA - EPT da Rede Federal em busca de alternativas que reforcem a importância de avançar e fortalecer a Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT), no âmbito das diferentes instituições que compõem a Rede Federal Educação Profissional Científica e Tecnológica do país.

Segundo a instituição alagoana, é essencial destacar a importância da manutenção desses diálogos e reflexões iniciados em 2018 no I Encontro Nacional da EJA-EPT, realizado pelo IFG em Goiânia, e aprofundados em 2019 no II Encontro Nacional da EJA-EPT, realizado pelo Instituto Federal do Paraná, em Londrina, para a consolidação dessas ações como fundamentais e necessárias para o fortalecimento e a continuidade desse vínculo institucional consolidado diante de um panorama incerto para EJA-EPT.

Para Oneida Irigon, pró-reitora de Ensino do IFG, “é importante observar que, neste momento em que estamos todos isolados socialmente, há uma carência de espaços e de momentos de discussão para a formação continuada no contexto do trabalho e do ensino remoto emergencial. E com esse evento, nós podemos propiciar o avanço e o fortalecimento da EJA EPT”.

Para saber mais sobre a 3ª edição do encontro, acesse: https://doity.com.br/iiiencontronacionalejaept

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria com informações da assessoria de imprensa do IFAL.