Presencrie Arte

Exposição de gamearte será aberta nesta sexta (14), no Câmpus Anápolis

O Instituto Federal de Goiás (IFG) está desenvolvendo nos câmpus Anápolis e Inhumas o programa de extensão “Construção de uma rede intermunicipal de artes: implementação, circulação e socialização de conhecimentos populares, folclóricos e eruditos - Presencrie Arte”. Coordenado pela professora Catarina Percínio, o programa recebeu recursos do Edital ProExt 2016, do programa de Apoio à Extensão Universitária, do Ministério da Educação (MEC). Nesta sexta, a programação do Presencrie Arte traz a abertura de exposição de gamearte do artista anapolino José Loures, na sala Multimeios 1.

O programa foi aberto no dia 19/09, com uma apresentação do Grupo de Percussão do Câmpus Goiânia do IFG, GruLaPe, e do Grupo de Violões, também do Câmpus Goiânia, e prevê a realização de apresentações de dança, circo, música, teatro, artes visuais e audiovisual, ainda em 2016, nos câmpus Anápolis e Inhumas. Em 2017, serão desenvolvidas oficinas de diferentes vertentes percussivas. Outro ponto de destaque do projeto é uma pesquisa sobre integração das Artes, que terá a participação de 13 bolsistas, sendo seis do Câmpus Inhumas e sete do Câmpus Anápolis.

Exposição

Formado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás, José Loures tem como foco a chamada “gamearte” – obras que se apropriam dos principais elementos visuais e conceituais dos jogos, tanto analógicos quanto digitais.

Apaixonado por videogames desde a infância, José Loures criou, em 2012, um baralho de tarô com 22 arcanos maiores, todos resultados de muita pesquisa, num game que ele chamou de “Caos & Cosmo”. Em 2015, nasceu “Oitavo Dia”, jogo em que, num futuro distante, o ser humano substituiu Deus, podendo criar vida – um ser híbrido entre máquina, animal e o homem, baseado no universo ficcional de Edgar Franco, a aurora pós-humana.

“Existem 60 cartas, divididas em 3 naipes: humanidade, essas com modificações corporais da cultura humana; ciber, com modificações e implantes cibernéticos ou biônicos; e por último, natureza, cartas com modificações híbridas entre animais e plantas. Outro elemento presente nas cartas é uma mistura de realidade e ficção, os baralhos possuem modificações corporais reais, assim misturando o elemento fake do projeto Patrícia. Entrego aos jogadores o poder da criação. Um jogo de gamearte não exclusivo dos museus e galerias, pois pode ser jogado em qualquer local, um jogo de interação social e presencial, algo que está se tornando raro na contemporaneidade” – informa o artista.

Os trabalhos de José Loures serão expostos na sala Multimeios 1, no período de 14 a 27 de outubro, com entrada gratuita.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis

CURSOS OFERECIDOS