Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Câmpus inicia atividades da terceira Semana de Educação, Ciência e Tecnologia

Abertura da III Secitec teve a apresentação artística dos professores Lucas Ceccato, Marcos Tsujii e pelo percussionista convidado Bruno CândidoAo som de um reggae contagiante, tocado pelos professores Lucas Ceccato, Marcos Tsujii e pelo percussionista convidado Bruno Cândido, o Câmpus Senador Canedo do Instituto Federal de Goiás (IFG) deu início na tarde desta quinta-feira, 20, à sua terceira Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (Secitec). A solenidade de abertura aconteceu na Biblioteca Municipal Arlete Tenório Castro e contou com a presença do Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, Weber Tavares da Silva Júnior, que representou o Reitor, Jerônimo Rodrigues.

A Secitec é um evento institucional do IFG, cuja realização acontece nos câmpus. No Câmpus Senador Canedo, ela foi organizada pela Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) e também por uma Comissão Organizadora, composta por docentes, técnico-administrativos e discentes. O objetivo é incentivar, fortalecer e promover ações de caráter científico, tecnológico, social e cultural, através da interação dos câmpus com a sociedade. Este ano a programação foi construída a partir do tema “Ciência alimentando o Brasil”, o mesmo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Para o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, Weber Tavares da Silva Júnior, eventos como a Secitec são importantes para que as pessoas compreendam a importância da rede federal de educação tecnológica, que hoje reúne mais de 600 unidades em todo o Brasil. “Sem ela [a rede] não haveria a menor condição de eventos ricos como este acontecerem em todo o País”, afirmou.

Pró-Reitor fala ao público sobre a importância da SecitecWeber destacou também que, apesar do ambiente econômico desfavorável, a realização da III Secitec do Câmpus Senador Canedo é um ato de respeito ao aluno e à comunidade. “No lugar de utilizar a condição como desculpa para não fazer [o evento], os servidores utilizam da condição como incentivo para fazer, para falar à comunidade o quanto o evento é importante”, disse.

Segundo o Diretor-Geral do Câmpus, Aldemi Coelho Lima, a Secitec é um evento extremamente importante para todos os câmpus do IFG, porque “busca fazer uma reflexão sobre educação, ciência e tecnologia através de um grande rol de atividades, que aproximam o instituto da sociedade”. Ele explicou que, ao contrário das edições anteriores, o Câmpus não conseguiu realizar a Secitec na Praça Criativa Central de Senador Canedo, mas isso “não nos impediu de elaborar uma programação que cumprisse este objetivo de diálogo com a sociedade”.

Atividades programadas

Depois de encerrado o evento de abertura da III Secitec, teve início às atividades programadas para o primeiro dia.  Na sala 1, aconteceu a oficina “Avanço Tecnológico e Fome: paradoxo da pós-modernidade”, ministrado pela professora Helen Betane Ferreira; na Sala 2, foi realizada a mesa-redonda “Quem é o responsável pela nossa alimentação?”, ministrada pela servidora técnica-administrativa Daisy Luzia do Nascimento e pelo professor convidado Adriano Rodrigues, da Universidade Federal de Goiás (UFG) e pela integrante da coordenação do MST Goiás e mestranda em Geografia pela UFG, Francisca de Sousa Estácio; na sala M1, ocorreu a palestra “Nutrição e Tecnologia”, ministrada pela nutricionista convidada Daniella Brito; na sala M2, aconteceu a palestra “Motores de combustão interna e externa: tipos, funcionamento, classificação e sua importância na Revolução Industrial”, ministrada pelo professor Matheus Tabata; no laboratório de química, os professores Deangelis Damasceno e Monise Casanova fizeram diversos experimentos com os alunos.

Mais tarde foi a vez do cine debate “Ciência e Intervenção”, ministrado pelo Professor Gustavo Jasenovski, e da palestra com o professor e Chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas, Benjamin Pereira Vilela, cujo tema foi “Conservação do solo: o papel da ciência na produção de alimentos” aos alunos do curso técnico em Refrigeração e Climatização.

Veja aqui as fotos do primeiro dia da III Secitec do Câmpus Senador Canedo.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Senador Canedo.