Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > V Semana de Ciência e Tecnologia e I Feira de Ciências dialogam com o eixo tecnológico do campus
CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Publicado: Sexta, 25 de Outubro de 2019, 14h53 | Última atualização em Terça, 29 de Outubro de 2019, 13h22

Com a temática “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, evento ocorre de 23 a 26 de outubro

Mesa de abertura, que aconteceu no dia 23 de outubro, discorreu sobre o cenário do ensino e pesquisa na instituição e no país

Teve início na manhã dessa quarta-feira (23) e segue até sábado (26), a V Semana de Ciência e Tecnologia (Secitec) do Instituto Federal de Goiás (IFG) Câmpus Águas Lindas, com a temática “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.

Participaram da mesa de abertura o Diretor-Geral do campus, professor Tiago Araújo, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Paulo Francinete, a gerente de Pesquisa e Extensão do campus, professora Mariana Magalhães Nóbrega, e o coordenador da V Secitec, professor Herick Soares.
Na ocasião, o pró-reitor recordou o início do instituto até chegar ao seu quinto ano. “Apesar da dificuldade financeira que institutos federais têm passado, conseguir chegar à quinta edição da Secitec e Primeira Feira de Ciências do campus nos mostra o quanto devemos ser resistentes nesse momento... É necessário defender a bandeira da educação, ciência e tecnologia”, declara.
Em seguida, o pró-reitor palestrou sobre “O Panorama e Perspectiva da Pesquisa e Pós-Graduação do IFG”, que contou com a participação do Diretor de Pesquisa e Inovação, Prof. Dr. Thiago Eduardo, e do Diretor de Pós-Graduação Prof. Dr. Daywes Pinheiro. Na ocasião, foi apresentado o crescente número de docentes na rede federal nos últimos 10 anos, que acompanhou o aumento do número de institutos, do quadro de mestre e doutores, dos cursos superiores e de grupos de pesquisa, assim como o destaque do IFG nas áreas de conhecimento/pesquisa em Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Ciências Humanas.
A apresentação também fez um panorama sobre os desafios no cenário da pesquisa e pós-graduação na instituição como, por exemplo, orçamento e infraestrutura; ampliar o número dos cursos de especialização, mestrado e doutorado; o impacto social das produções acadêmicas desenvolvidas a fim de ampliar a captação de recursos; políticas de pesquisa, inovação e pós-graduação; além da identificação das linhas de pesquisa de cada campus.

Sobre a Secitec

O evento relaciona-se com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que inspira iniciativas que ocorrem simultaneamente em instituições de ensino e pesquisa de todo país, em torno de um tema geral escolhido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações: “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.
A temática deste ano relaciona-se com o eixo tecnológico do campus, “Meio Ambiente e Saúde” e, de acordo com a gerente de Pesquisa e Extensão do campus, professora Mariana Magalhães, é uma oportunidade de se buscar novas linhas de pesquisa e abordagem sobre o eixo.
Ao longo dos quatro dias de evento, a programação traz palestras de integrantes de instituições externas, oficinas, arte, apresentação de trabalhos PIBIC e painéis interativos. Este foi o primeiro ano que contou com a participação do curso superior de licenciatura em Ciências Biológicas e apresentação de trabalhos de estudantes do curso técnico em Enfermagem na modalidade Educação de Jovens (EJA), que marcaram presença nos programas de iniciação científica no ano de 2018 e 2019.
A professora Mariana Magalhães agradece a participação de todos envolvidos na V Secitec do campus: “Sabemos o quanto foi difícil conseguir recurso para realizar a Secitec deste ano e fazer um evento à altura para os nossos estudantes e comunidade de Águas Lindas... Agradeço às comissões organizadora, cerimonial e científica, aos servidores que se envolveram e acreditaram desde o início, e sobretudo aos nossos alunos que apresentaram trabalho científico e assumem o protagonismo dessa história", afirma.

Programação V Secitec e I Feira de Ciências.

Confira as fotos do evento.

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas