Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reunião entre comunidade do câmpus e Reitoria estabelece diálogo para retomada do calendário acadêmico
Início do conteúdo da página
GESTÃO

Reunião entre comunidade do câmpus e Reitoria estabelece diálogo para retomada do calendário acadêmico

Criado: Terça, 28 de Julho de 2020, 09h30 | Última atualização em Sexta, 21 de Agosto de 2020, 16h08

Veja alguns dos tópicos abordados no encontro on-line realizado nessa segunda-feira, dia 27

imagem sem descrição.

Na manhã dessa segunda-feira, 27, a comunidade interna do Câmpus Águas Lindas, formada por servidores, alunos, pais e responsáveis, reuniu-se via web conferência com a Reitoria do Instituto Federal de Goiás (IFG) para tratar de assuntos relacionados ao retorno do calendário letivo do ano de 2020.

A transmissão ocorreu pelo serviço de Conferência WEB da RNP e a participação se deu por meio do chat disponível na plataforma. Na pauta estavam os seguintes tópicos: calendários, capacitação, conectividade, equipamentos, atividades remotas de ensino, pesquisa e extensão, e protocolos de biossegurança.

Participaram da reunião o reitor do IFG, Jerônimo Rodrigues, a diretora-executiva, Adriana Ferreira, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Amaury Araújo, o pró-reitor de Extensão, Daniel Silva Barbosa, o pró-reitor de Administração, José Carlos Barros, a pró-reitora de Ensino, Oneida Cristina Irigon, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Paulo Francinete, e o diretor-geral do Câmpus Águas Lindas Tiago Araújo.

A reunião iniciou com a fala do reitor, professor Jerônimo, que abordou o momento de excepcionalidade que estamos vivendo, solidarizando-se com todas as famílias das vítimas da pandemia de Covid-19. O reitor ressaltou as ações realizadas pelo IFG no período de suspensão das aulas presenciais, de acordo com o decreto do estado de Goiás, e com a suspensão do calendário acadêmico, conforme a Resolução 17/2020 -REI - CONSUP/REITORIA/IFG, de 13 de abril de 2020.

Na sequência, houve fala do diretor-geral do Câmpus Águas Lindas, professor Tiago Araújo, que destacou as ações do instituto: permanência com os editais de auxílio estudantil; atividades pedagógicas on-line entre docentes e estudantes; serviços de atendimento e auxílio psicológico à distância por meio do Projeto Acolher; e participação de docentes na pesquisa sobre infecção hospitalar, em parceria com os câmpus Valparaíso e Goiânia Oeste.

Em seguida, a reunião foi aberta às perguntas da comunidade. A pró-reitora de Ensino, professora Oneida Irigon, destacou que a reelaboração do calendário acadêmico está sendo programada em cada câmpus, de modo que flexibilize os dias letivos e horários das aulas, que ocorrerão de maneira síncrona e assíncrona. Também foi destacado que os estágios estão sendo reorganizados em conformidade com os cursos e seus respectivos colegiados, de modo que resguarde a vida e saúde de todos.

 

Sobre o retorno das atividades acadêmicas

No dia 29 de junho ocorreu a Reunião Extraordinária do Conselho Superior (Consup) do IFG, via web conferência, para tratar da retomada do calendário letivo de 2020. O debate pôde ser acompanhado por meio de um link disponibilizado na página da reunião. A decisão foi pela retomada dos calendários acadêmicos dos câmpus do IFG e retorno das atividades de ensino, pesquisa e extensão, conforme a Resolução n.20/2020 REI-CONSUP/REITORIA/IFG, de 30 de junho de 2020.

A previsão é que as aulas on-line tenham início até o mês de setembro, uma vez que não existe previsão para a volta das atividades presenciais neste ano. A reunião finalizou apresentando os princípios basilares para as ações do IFG neste momento, assim como as medidas que têm sido adotadas pela Instituição: Programa de Apoio Didático – Conectividade, que visa promover condições necessárias para a permanência e o êxito acadêmico; segurança, defesa e preservação da vida; isonomia, diversidade, equidade e inclusão; garantia e manutenção da qualidade das atividades acadêmicas.

 

 

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas

Fim do conteúdo da página