Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Águas Lindas sedia a 2ª edição da Festa da Cultura Afro
NOVEMBRO NEGRO

Câmpus Águas Lindas sedia a 2ª edição da Festa da Cultura Afro

Publicado: Terça, 21 de Novembro de 2023, 14h17 | Última atualização em Quarta, 03 de Janeiro de 2024, 12h52

Evento é uma parceria entre a CPPIR e a Federação Regional Afro Religiosa de Águas Lindas

O último sábado, 18 de novembro, foi dia de relembrar a luta do líder quilombola Zumbi dos Palmares e valorizar a cultura negra, por meio da informação e da representatividade. O Câmpus Águas Lindas do Instituto Federal de Goiás (IFG) sediou a 2ª edição da Festa da Cultura Afro, organizada pela Federação Regional Afro Religiosa de Águas Lindas, em parceira com a Comissão Permanente de Políticas de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (CPPIR) do câmpus.

O evento, que faz parte do projeto de pesquisa “Trocar experiências para tecer a igualdade étnico-racial: um intercâmbio Brasil – Moçambique”, teve como tema o “Dia da umbanda e da consciência negra” e ocorreu na quadra do câmpus, com a participação da comunidade externa.

Na ocasião, foram feitas homenagens à umbanda, enquanto uma religião afro-brasileira, e à algumas lideranças negras da cidade. Do Câmpus Águas Lindas, foram homenageados o Diretor-Geral, professor Tiago Gomes de Araújo, o Presidente da CPPIR, professor Paulo Alves, e a representante da Coordenação de Assistência Estudantil, Flávia Brito.

O encontro teve como atrações teatro em homenagem à consciência negra, capoeira, makulelê, Leopoldo Feitoza Filho (Dj Léo), Elemento Deejay, Paulo Henrique Martins Mourão (Zulu Palmares Elemento Breaking), Gilberto de Souza Barbosa (Betinho Bass), Elemento Graffiti, Deivison Israel dos Santos Brito (Doidão Contra-ataque), Elemento RAP, Thayara Brito Costo (Thay Brito), Elemento Conhecimento, benzimentos, tranças afro, além de comidas e artigos religiosos.

Teatro em homenagem à consciência negra

Presente no Câmpus Águas Lindas desde 2016, a CPPIR vêm promovendo diversas ações para fomentar debates sobre a igualdade étnico-racial e a defesa dos direitos humanos. “A CPPIR é uma das principais comissões permanentes do IFG, tendo em vista que a Instituição enxerga a importância de constantemente reafirmar e atualizar suas políticas institucionais de inclusão racial”, declara a servidora e integrante da comissão, Carla Adriana.

O presidente da Federação Afro Religiosa de Águas Lindas, Ogan Denilson, agradece a todos que colaboraram e participaram do evento. "Toda pessoa tem o direito à liberdade de pensamento, de consciência e de religião. Esse direito implica na liberdade de ter ou adotar uma religião ou uma crença de sua escolha, e a liberdade de professar sua religião ou crença, tanto pública como privadamente, por meio do culto, da celebração de ritos, de práticas e do ensino”, declara.

Confira mais fotos do evento.

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas