Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Iniciação científica no Câmpus Águas Lindas é debatida na abertura do II SEMPIC
Ensino e pesquisa

Iniciação científica no Câmpus Águas Lindas é debatida na abertura do II SEMPIC

Publicado: Sexta, 17 de Novembro de 2017, 16h46 | Última atualização em Sexta, 11 de Maio de 2018, 15h41

O evento com a apresentação de experiências e resultados de pesquisa

Realizado juntamente com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SECITEC), o II SEMPIC, Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica, foi iniciado na manhã desta sexta-feira, 17, com uma palestra de abertura intitulada “A iniciação científica no IFG Câmpus Águas Lindas”, promovida pelo professor Willian Batista do Santos, com mediação da professora Mariana Magalhães Nóbrega e participação de estudantes pesquisadores, os quais apresentaram depoimentos sobre as pesquisas que concluíram.

Em sua palestra o professor Willian Batista apontou a necessidade de se “constituir uma política de extensão, pesquisa e ensino que seja integrada”, afirmou, explicando que ações de pesquisa e extensão possuem aspectos formativos que precisam ser valorizados para o desenvolvimento dos estudantes.

O professor ainda destacou que os docentes precisam conhecer os princípios políticos e pedagógicos que orientam as ações institucionais: “é preciso possibilitar que o professor conheça a instituição na sua radicalidade”, enfatizou. Ele ainda explicou a importância de se pensar a inovação em termos sociais, indo além de perspectivas mercadológicas ou de percepções controversas, como a meritocrática.

A professora Mariana Nóbrega esclareceu que é necessário enfrentar a produção acadêmica com foco quantitativo, como é almejado por muitas agências de fomento, sendo necessário, segundo ela, demonstrar que “é possível ter ganhos no processo de ensino-aprendizagem por meio de projetos de pesquisa, pois hoje nós já temos escolas no mundo, como, por exemplo, a Escola da Ponte, que são totalmente norteadas pelo princípio de projetos de pesquisa aplicados ao processo de aprendizagem”, finalizou.

Como forma de incentivar a pesquisa no Câmpus, os docentes também aproveitaram o evento para mencionar a conquista de três menções honrosas pelos estudantes da instituição no 23º Congresso de Iniciação Científica da Unb e no 14º Congresso de Iniciação Científica do DF: foram premiados os trabalhos "Máquinas pensantes: filosofia e ficção científica", dos estudantes Carlos Henrique e Lucas Gabriel; e "Conhecimento acerca da Lei Maria da Penha entre estudantes do IFG - Câmpus Águas Lindas", das estudantes Thayssa Costa e Mariana Cavalcante; ambos os trabalhos orientados pela professora Alice de Barros Gabriel. E também foi premiado o trabalho "Levantamento do conhecimento etnobotânico dos discentes do IFG Câmpus Águas Lindas sobre plantas medicinais", das discentes Micaelle Filgueiras e Líria Sousa, trabalho orientado pela professora Juliana Pfrimer Capuzzo.

Programação

As atividades do dia contaram com apresentações orais dos trabalhos de pesquisa PIBIC – EM, Programa de Iniciação Científica no Ensino Médio, desenvolvidos no Câmpus Águas Lindas, além da apresentação de propostas de pesquisa que poderão ser realizadas na instituição. As atividades da tarde finalizam com a exposição de Figuras sólidas geométricas artísticas do professor Bruno César Rodrigues Lima e com a continuação da II Feira de Troca de Livros.

Na parte da noite, ainda há o painel interativo “A matemática e suas contribuições para os estudos do meio ambiente e saúde”, proposto pelas professoras Patrícia Silva Nunes e Fernanda Keley Silva Pereira Navarro. Finalizando o dia, há também a palestra “SEM PRÉ CONCEITOS”, proferida pelo prof. Leandro Nery Fernandes.

No dia seguinte, na parte da manhã, para finalizar o evento, ainda há a realização de sete oficinas sobre variados temas de interesse da comunidade, bem como a exibição de um vídeo de depoimentos dos estudantes a respeito de suas experiências no Programa de Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC-EM), material que foi produzido para a ação Dia C da Ciência.

Confira aqui a programação completa.

Veja aqui fotografias das apresentações de trabalhos. Atualizado em 20/11/17
Veja aqui fotografias da exposição de formas geométricas. Atualizado em 20/11/17
Veja aqui fotografias da palestra "SEM PRÉ CONCEITOS". Atualizado em 20/11/2017
Veja aqui fotografias da Feira de Livros. Atualizado em 20/11/2017.
Veja aqui fotografias das oficinas realizadas no dia 18. Atualizado em 20/11/2017
Veja aqui o vídeo produzido pelos estudantes para o Dia C da Ciência. Atualizado em 20/11/2017

Comunicação Social / Câmpus Águas Linda