Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG Anápolis realiza palestra especial para o Dia do Químico
Comemoração

IFG Anápolis realiza palestra especial para o Dia do Químico

Publicado: Quarta, 16 de Junho de 2021, 15h27 | Última atualização em Sexta, 25 de Junho de 2021, 16h49

Sensores vestíveis e o futuro das análises clínicas” será o tema do evento que será transmitido no YouTube do Câmpus

O Dia dos Profissionais da Química terá uma comemoração especial no Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Anápolis. Para celebrar a data, será realizada na próxima sexta-feira, 18, uma palestra no canal do câmpus no YouTube conduzida pela professora Lívia Flório Sgobbi. O tema tratado seráSensores vestíveis e o futuro das análises clínicas”. As inscrições para receber certificação de horas complementares estão abertas no site www.computacaoifg.com.br/gci. O evento é aberto à comunidade em geral e poderá ser acompanhado ao vivo a partir de 19 horas por meio do link a seguir: https://youtu.be/33f0OXKQqtw

A professora Lívia Flório Sgobbi é bacharel em Química pelo Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da Universidade de São Paulo (USP), mestre e doutora em Ciências, área de concentração em Química Analítica (IQSC-USP). Realizou doutorado sanduíche no Nanobielectronics & Biosensors Group, no Institut Català de Nanociència i Nanotecnologia (Barcelona), e pós-doutorado no IQSC-USP. Atualmente, é docente no Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás (Campus Samambaia). Sua pesquisa é focada no desenvolvimento de sensores e biossensores eletroquímicos e ópticos para aplicação em monitoramento ambiental e análises clínicas, e desenvolvimento de sistemas biomiméticos para aplicação em sensoriamento.

Conforme o site do Conselho Federal de Química (CFQ), a categoria de profissionais da Química foi reconhecida na chamada “Lei Mater dos Químicos” – Lei nº 2800/56, promulgada pelo então Presidente Juscelino Kubitschek, em 18 de junho de 1956. Por isso, anualmente nessa mesma data, comemora-se o Dia do Químico. Além de determinar as formações que estão dentro da profissão, a lei nº 2800/56 tornou possível que os próprios químicos exercessem a fiscalização do exercício profissional, por meio do CFQ.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis