Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Evento destaca as contribuições da mulher na produção de conhecimento

Evento destaca as contribuições da mulher na produção de conhecimento

Publicado: Sexta, 10 de Março de 2023, 17h15 | Última atualização em Segunda, 27 de Março de 2023, 16h26

A V Semana da Mulher foi realizada pelo IFG Anápolis e pela Coletiva Feminista Manas e contou com o apoio de diversos parceiros

A V Semana da Mulher foi realizada entre os dias 7 e 9 de março em diversos espaços do IFG Anápolis

A audiência e a interação das redes sociais oficiais do Instituto Federal de Goiás (IFG) - Câmpus Anápolis, especialmente o perfil do Instagram, aumentaram entre os dias 7 e 9 de março de 2023, período que coincidiu com a realização da V Semana da Mulher. Centenas de curtidas, compartilhamento de conteúdo e dezenas de emojis positivos relacionados às publicações feitas sobre o evento servem de termômetro para conferir a boa repercussão das diversas atividades que compuseram a programação do evento.

Foram promovidas oficinas sobre temas variados como mecânica básica, produção de caixinhas de absorventes, assédio sexual, lugar da mulher na literatura, saúde sexual e reprodutiva, inclusão digital e tricô. Também estiveram em pauta palestras sobre masculinidade tóxica, direitos da mulher, relacionamentos tóxicos, mesa-redonda abordando a participação das mulheres na produção do conhecimento, cine debate sobre gênero e diversidade e rodas de conversa sobre mães estudantes e vivências de pesquisadoras. Foram ainda realizados um sarau cultural e a 3ª Feira de Troca e Economia Solidária.

Um ponto alto da V Semana da Mulher foi a realização de visitas de dois grupos de estudantes do Colégio Estadual Durval Nunes da Mata e do Centro de Ensino em Período Integral Dr. Mauá Cavalcante Sávio. Além de conheceram a estrutura do IFG Anápolis, eles puderam participar de atividades do evento, fruto de articulação direta de componentes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e da Residência Pedagógica que atuam no curso de licenciatura em Ciências Sociais do câmpus.

PARCERIAS

“A Semana foi intensa, mas muito proveitosa, com atividades essenciais para a discussão de gênero na nossa instituição e na cidade. Recebemos parceiras e colaboradores de outras instituições que abrilhantaram nosso evento, a quem agradecemos muito”, afirma uma das coordenadoras da V Semana da Mulher, professora Elza Gabriela Godinho Miranda. Uma dessas colaborações institucionais envolveu o Projeto Absorver, que reúne um grupo de amigas que tem o objetivo de arrecadar e distribuir absorventes a pessoas em situação de vulnerabilidade social. O IFG Anápolis recebeu, durante o evento, a doação de pacotes de absorventes menstruais que foram distribuídos nos banheiros do câmpus. A contribuição complementou a oficina de produção de caixinhas de absorventes da programação, reforçando a importância do debate em torno do tema da dignidade menstrual.

Outra parceria relevante foi concretizada com a Associação de Doulas do Estado de Goiás. A presidente da entidade, Tayná Lourenço Mendes Bueno, auxiliou na organização do evento e também ministrou palestra para esclarecimentos sobre o trabalho de doulagem durante a cerimônia de certificação das concluintes do curso de doulas ofertado pelo programa de extensão Ciclo de Formação e Promoção do Bem-estar para Mulheres. A solenidade foi prestigiada pelo pró-reitor de Extensão do IFG, professor Willian Batista dos Santos, e pela diretora-geral do Câmpus Anápolis, professora Kátia Cilene Costa Fernandes.

ESCOLHA DO TEMA

A V Semana da Mulher foi realizada entre os dias 7 e 9 de março com programação norteada pelo seguinte tema geral: “Mulheres Con(s)ciência”. O evento foi articulado pelo IFG Anápolis, por meio de representações institucionais variadas, em parceria com a Coletiva Feminista Manas. Contou ainda com diversos outros parceiros para sua realização. “A escolha do tema foi coletiva, entre os membros da Comissão Organizadora do Evento, pensando o espaço da mulher que gostaríamos de destacar nessa edição. Temos a atuação valiosa de mulheres nas diversas Ciências e que ainda não são reconhecidas. Essa consciência é que buscamos provocar com o evento, a consciência do nosso espaço, do nosso valor, do nosso direito e conquistas”, explica a professora Elza Gabriela.

A docente ainda ressaltou a relevância da participação de estudantes e servidores do IFG, em especial estudantes novatas e novatos do câmpus “que puderam perceber que estão em uma instituição diferenciada, que promove discussões importantes, também fora da sala de aula, sobre temas que talvez nunca tenham discutido”.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis