Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de ensino tem o fortalecimento da EJA como foco

Projeto de ensino tem o fortalecimento da EJA como foco

Publicado: Sexta, 12 de Maio de 2023, 14h57 | Última atualização em Terça, 16 de Maio de 2023, 14h11

Atividade busca articulação de diversas atividades disciplinares dentro e fora do câmpus

Estudantes das turmas de EJA durante visita técnica à Cidade de Goiás

O Câmpus Anápolis do Instituto Federal de Goiás conta, desde o início do semestre, com mais um projeto de ensino. Trata-se do projeto “A pesquisa como princípio educativo na EJA”, coordenado pela professora Kamylla Borges, que visa promover uma reflexão sobre a pesquisa na Educação de Jovens e Adultos (EJA) como princípio educativo, de forma a contribuir para que os estudantes tenham uma formação pautada na construção da ciência, no pensamento crítico, reflexivo e emancipatório. O projeto tem previsão de duração de cinco meses e vai culminar com a Mostra de Conhecimentos da EJA, prevista para acontecer no dia 21 de junho, na celebração do aniversário do Câmpus.

Ele está sendo desenvolvido por meio de atividades interdisciplinares envolvendo diversas disciplinas. São realizadas reuniões semanais entre os professores participantes, às quintas-feiras, 17h. A partir dessas conversas são propostos projetos de pesquisa interdisciplinares desenvolvidos sob a orientação e supervisão dos docentes. No dia 29 de abril, por exemplo, foi realizada uma visita técnica na Cidade de Goiás.

O projeto se desdobra em três subprojetos que envolvem atividades específicas para os diferentes períodos dos cursos de Secretaria Escolar e Transporte de Cargas. O Subprojeto 1 (De corpo e alma: cultura e saberes populares na EJA) é desenvolvido nos 1ºs períodos; o subprojeto II (Pelas veredas de Goiás), nos 3ºs períodos; e o Subprojeto III (Trabalho e mundo digital), nos 5º períodos. Dessa forma, além da integração promovida entre as diferentes áreas comuns, busca-se proporcionar também um diálogo entre as diferentes áreas dos dois cursos técnicos integrados da EJA ofertados no Câmpus Anápolis.

De acordo com a professora Kamylla, coordenadora do projeto, ele “visa fortalecer a EJA e possibilitar uma formação integral que articule conhecimento e vivência social, mundo do trabalho e conhecimentos científicos, está sendo desenvolvido com articulação de diversas atividades interdisciplinares, dentro e fora do Campus, através de estudos, pesquisas e visitas técnicas. E vai culminar com a realização da Mostra de Conhecimentos da EJA que está prevista para o dia 21/06, atividade que também fará parte da programação do aniversário do Campus”.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis