Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Anápolis promove mostra comparativa literária

Câmpus Anápolis promove mostra comparativa literária

Publicado: Segunda, 04 de Dezembro de 2023, 10h47 | Última atualização em Sexta, 19 de Janeiro de 2024, 12h05
Participantes da mostra comparativa realizada no IFG Anápolis

Foi realizada na manhã da última sexta-feira, 01, uma mostra comparativa no pátio do Câmpus Anápolis do Instituto Federal de Goiás (IFG). O trabalho teve como base as avaliações e impressões dos estudantes dos segundos anos dos cursos técnicos integrados de Comércio Exterior, Edificações e Química em relação aos livros “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo (1890), e “Cidade de Deus”, de Paulo Lins (1997). A atividade foi organizada pela professora de Língua Portuguesa, Suilei Monteiro Giavara.

A docente explica que houve uma divisão de responsabilidades que cada turma deveria assumir para realizar a comparação das obras. O curso de Edificações ficou com a parte de espaços; Química ficou com as condições sanitárias e de saúde; Comércio Exterior trabalhou com os comportamentos dos personagens. “Tudo ficou interligado. Os estudantes trabalharam separadamente em cada curso e agora na mostra estão conhecendo as abordagens de cada um”, explica Suilei.

Para a estudante Lauanny Vitória Macedo de Souza, do curso de Edificações, a participação na mostra serviu para perceber as tristes realidades retratadas e que, apesar da distância temporal entre as obras, não houve muitos avanços. “A violência continuou bem como a marginalização, a desvalorização e as desigualdades social e racial”, avalia. “A gente sabe da existência, mas não dá a total visibilidade para essas pessoas, porque elas sofrem e ali não tem só pessoas ruins, ali tem pessoas boas, que são inocentes, que acabam morrendo, que acabam não tendo a mesma oportunidade que a gente tem aqui hoje em dia, como escola e hospital”.

Confira mais fotos da mostra, acessando aqui.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis