Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Outubro Rosa e Novembro Azul se unem em evento no IFG Aparecida de Goiânia

Outubro Rosa e Novembro Azul se unem em evento no IFG Aparecida de Goiânia

Publicado: Quarta, 31 de Outubro de 2018, 19h21 | Última atualização em Sexta, 16 de Novembro de 2018, 17h38

Tema pouco explorado nas campanhas, Dra. Mariluza Terra Silveira, de Medicina (UFG), fala sobre a saúde de pessoas transgênero

Professora Dra. Mariluza Terra Silveira, do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina, fala sobre a saúde do homem e da mulher Trans

Na manhã de terça-feira, 30/10, o IFG Aparecida de Goiânia sediou uma ação de grande importância para alunos, servidores e trabalhadores do Instituto. O tema Outubro Rosa e Novembro Azul foram reunidos em um mesmo espaço e tempo, para que fosse possível debater sobre a importância da atenção integral à saúde do homem e da mulher, Cis e Trans, incluindo a prevenção aos cânceres de mama e de próstata. A atividade foi organizada pelo Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS), Instituto Federal de Goiás, Instituto Federal Goiano e Universidade Federal de Goiás.

Palestrantes reconhecidos em suas áreas foram convidados para falar sobre temas complexos, mas bastante atuais para a sociedade contemporânea. Estiveram presentes:  Dr. Marcos Matos, da Faculdade de Enfermagem da UFG, que falou sobre a saúde integral do homem; professora Dra. Mariluza Terra Silveira, da Faculdade de Medicina da UFG, que falou sobre  atenção integral à saúde da pessoa trans; médica nutróloga do SIASS, Dra. Paula Christina Figueiredo, que abordou o tema alimentação saudável durante o tratamento de câncer – Terapia Ayurvédica; professora Marlini Dorneles de Lima, coordenadora de ações afirmativas da UFG. Todos apresentaram seus temas para um público diverso, formado por servidores das instituições federais de ensino, trabalhadores terceirizados do IFG Aparecida de Goiânia e ainda, estudantes do Ensino Médio do câmpus, que se juntaram ao debate com o evento já em andamento. Além das falas dos profissionais, bastante ligadas ao mundo prático e portanto muito proveitosas para todas as idades, os presentes puderam desfrutar de um recheado café da manhã, além de terem recebido brindes após o evento.

Participaram da mesa de abertura do evento, o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos da Universidade Federal de Goiás, Everton da Silveira; a Diretora de Desenvolvimento de Recursos Humanos do Instituto Federal de Goiás, Sandra Abadia Ferreira; o representante do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior de Goiás (SINT-IFES), Fernando Motta; e Gustavo, representante da Geap Autogestão em Saúde. A abertura artística ficou a cargo da pianista, flautista e professora acompanhadora Andréa Luísa Teixeira, da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG.

Representando o Instituto Federal de Goiás, a Diretora de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Sandra Abadia Ferreira, parabenizou a todos os presentes pelo Dia do Servidor Público, comemorando no dia 28 de outubro. Em seguida, falou sobre a importância do evento conjunto entre todas as instituições, parabenizando o SIASS pela iniciativa e ressaltando que todos que trabalham na educação pública federal pertencem à mesma classe de trabalhadores e que, portanto, devem estar unidos em prol da melhoria de seu desempenho profissional e de seu bem-estar físico e social. Abadia ainda agradeceu ao Câmpus Aparecida de Goiânia do Instituto Federal de Goiás por sediar o evento, em nome da professora Ana Lucia Siqueira de Oliveira, Diretora-Geral do Câmpus.

Veja no Facebook do IFG Aparecida de Goiânia as fotos e vídeos do evento.

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia