Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Psicologia das Massas, em Freud, é o tema da próxima Live Nupefil
LIVES FILOSOFIA

Psicologia das Massas, em Freud, é o tema da próxima Live Nupefil

Publicado: Segunda, 20 de Julho de 2020, 14h08 | Última atualização em Quarta, 29 de Julho de 2020, 20h36

QUINTO E PENÚLTIMO ENCONTRO - PROJETO LIVES NUPEFIL

Tema: "A psicologia das massas em Freud e a emergência do autoritarismo"

Facilitador: Prof. Dr. Diego Avelino de Moraes Carvalho / IFG – Câmpus Goiânia

Segundo o Prof. Diego, que é o facilitador do próximo encontro, não há dúvidas que vivemos em uma sociedade autoritária. E isso não é algo recente na história brasileira. O mais correto seria dizer que nos constituímos como um país autoritário que buscou em certos momentos se libertar do mandonismo, patrimonialismo, racismo, do comportamento psíquico de massa, etc., malogrando em poucos êxitos de resistência.

Partindo do conceito nietzscheano de “ressentimento" e se apoiando nas premissas  de “eu ideal” e “ideal de eu” tematizadas por  por Freud em “A psicologia das massas”, a proposta dessa live é refletir sobre determinadas bases psíquicas, mas também históricas e sociológicas desse traço de sociedade que experienciamos.

Os encontros virtuais do Nupefil oferecem certificação de horas, através da Gerência de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do IFG Aparecida de Goiânia.

Prof. Dr. Diego A. Moraes Carvalho é filósofo, historiador e teórico psicanalista. Atualmente é professor colaborador da Faculdade de História da UFG e professor efetivo do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia do IFG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Campus Goiânia. É membro do Latesfip-Cerrado [Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise do Centro Oeste], além do Necult e do Nupefil - Núcleos de estudos e pesquisa da Cultura, Linguagem e suas Tecnologias; e de Filosofia, respectivamente. Lançou recentemente a obra “Diálogos entre Teoria Social, Filosofia e Psicanálise” e é autor de dois livros didáticos sobre História da Filosofia (Editora Elabore, Grupo Olimpo]. É comentarista político da Rádio Interativa e colunista do Jornal Opção.

PARA CERTIFICAÇÃO: inscreva-se em: https://bit.ly/3eqTGfl.

A lista de frequência será disponibilizada durante a transmissão.

As Lives NUPEFIL têm ocorrido sempre pelo Facebook, às 4ªs feiras, e contam com a coordenação de professores do IFG, que buscam apresentar o tema proposta e dialogar com os participantes, através do debate sobre o tema, a partir do chat da própria rede social.

Acesse a live em: Facebook.com/nupefil.ifg.330

Inscreva-se em: https://bit.ly/2ClPcJR

O projeto tem como público-alvo toda a comunidade acadêmica do IFG e o público externo interessado nos temas propostos. Segundo a equipe do Nupefil, a ideia é proporcionar uma contribuição à preparação dos(as) alunos(as) do Ensino Médio do Instituto Federal de Goiás, mas também gerar um debate geral a partir de temas relevantes, promovendo interconexões com este momento do "absurdo" em que vivemos.

PRÓXIMA e ÚLTIMA LIVE NUPEFIL:

29/07 - A virtude em Aristóteles. (Prof. Dr. Fortunato Monge de Oliveira Neto / IFG – Câmpus Goiânia)