Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Aulas remotas do IFG Aparecida começam na próxima terça-feira, 8 de setembro
Ensino Remoto Emergencial

Aulas remotas do IFG Aparecida começam na próxima terça-feira, 8 de setembro

Publicado: Terça, 01 de Setembro de 2020, 09h44 | Última atualização em Quarta, 02 de Setembro de 2020, 10h01
O retorno está sendo possível a partir de várias ações institucionais e da gestão do câmpus, entre elas a distribuição de computadores a estudantes que não possuíam condições técnicas para aulas a distância
A entrega de computadores e concessão de rede de internet vai possibilitar o acesso de todos os estudantes ao Ensino Remoto Emergencial
Diversas ações estão sendo desenvolvidas no Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG para a retomada do calendário acadêmico, com retorno das aulas remotas marcado para terça-feira, dia 8 de setembro. Importante medida para essa retomada é a entrega de microcomputadores a estudantes do Ensino Médio Técnico e de cursos de nível superior que não possuíam equipamentos adequados para o acompanhamento das aulas a distância. A diretora-geral do câmpus, professora Ana Lucia Siqueira de Oliveira, destaca a importância dada pelo Instituto Federal de Goiás à criação de condições para que todos os estudantes possam ter acesso às aulas no Ensino Remoto Emergencial (ERE). Ela ressalta ainda o valor do trabalho em equipe, com o envolvimento de servidores docentes e administrativos, para a conectividade dos alunos do IFG Aparecida.

O câmpus conseguiu contemplar todas as demandas de alunos por computador e rede de internet para realização das aulas. Ao todo, 86 estudantes foram beneficiados com empréstimo de computadores e 97 com rede de internet, na primeira etapa dos editais de Conectividade, que seguem abertos em fluxo contínuo para novas demandas que surgirem para redes de internet. Os equipamentos integram o próprio patrimônio do câmpus e alguns foram obtidos também por doação em campanha organizada pela direção do câmpus. A entrega dos computadores aos estudantes está sendo feita nesta terça-feira, dia 1º de setembro.

Planejamento e execução

Desde a divulgação da Resolução 20/2020 emitida pelo Conselho Superior do IFG em 30 de junho, autorizando a retomada e a reelaboração dos Calendários Acadêmicos na Instituição, servidores do IFG Aparecida estão atuando no planejamento e na execução de diversas atividades para a implantação eficaz do Ensino Remoto Emergencial, sob coordenação da Direção-Geral do câmpus e participação direta do Departamento de Áreas Acadêmicas, Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex), Coordenação de Assistência Estudantil e Coordenação de Gestão de Tecnologia da Informação, com apoio de servidores de diferentes departamentos. Dentre as atividades já realizadas, destacam-se a identificação de alunos com necessidade de internet e equipamentos, campanha para arrecadação de computadores, celulares e tablets, preparação das máquinas para distribuição, reuniões com docentes e alunos para uso do Moodle, readequação de disciplinas e planejamento acadêmico para a retomada do calendário.

As aulas remotas serão realizadas em atividades síncronas (ao vivo, conforme horário de aula, com no máximo 60 minutos cada) e assíncronas (momentos de estudo e realização de atividades no Moodle). O Departamento Acadêmico verificou junto aos estudantes os equipamentos e a conectividade que possuem, para a elaboração de aulas adequadas às suas condições e garantia de efetividade do Ensino Remoto Emergencial enquanto perdurar a necessidade do distanciamento social.

O Instituto Federal de Goiás disponibilizou a página Ensino Remoto Emergencial, onde podem ser acessadas informações, calendários acadêmicos e respostas às dúvidas mais frequentes da comunidade acadêmica.

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Aparecida de Goiânia