Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Núcleo de Pesquisa do Câmpus Aparecida lança Revista durante SIMPEEX
PERIÓDICO ACADÊMICO

Núcleo de Pesquisa do Câmpus Aparecida lança Revista durante SIMPEEX

Publicado: Segunda, 01 de Fevereiro de 2021, 16h33 | Última atualização em Quarta, 03 de Fevereiro de 2021, 20h21

A Revista Espaço Crítico terá nova chamada para Dossiê em breve. O tema será "Educação em tempos de pandemia: experiências, possibilidades e desafios do ensino remoto".

Nesta 6ª feira, 05/02, às 19h30, o Núcleo de Pesquisa Sociedade, Educação e Cultura (NUSEC) do Instituto Federal de Goiás – Câmpus Aparecida de Goiânia (IFG) faz o lançamento da primeira edição da Revista Espaço Crítico, com a participação de dois dos autores que colaboraram com esse volume, o professor Kélio Junior Santana Borges e o professor Rodrigo de Oliveira Soares. O formato de mesa-redonda permitirá uma breve apresentação dos integrantes que compõem o NUSEC, além das falas dos convidados sobre seus trabalhos. A transmissão da mesa será feita pelo canal do YouTube do IFG Aparecida de Goiânia, no endereço: https://bit.ly/3pDCdqr

O evento acontecerá dentro da programação do IV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (Simpeex) do Instituto Federal de Goiás (IFG) e Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (Secitec) 2021, que este ano está sendo realizado de forma integrada, virtual e descentralizada nos câmpus da Instituição, de 1º a 6 de fevereiro.

O primeiro número da publicação foi criado com a contribuição de pesquisadores das mais variadas áreas do conhecimento, com trabalhos e estudos relacionados aos temas educação, sociedade e cultura. A edição completa pode ser acessada em: https://revistas.ifg.edu.br/rec

O professor Danyllo Di Giorgio, que atualmente é quem coordena os trabalhos da Revista Espaço Crítico, explica a iniciativa de publicação deste novo periódico, pelo IFG: “A revista do NUSEC surge com a proposta de contribuir para a divulgação dos trabalhos desenvolvidos por pesquisadores do Instituto Federal de Goiás e seus pares, mas também de trabalhos de pesquisadores de outras instituições e grupos que tenham o olhar voltado para a área das Ciências Humanas e suas ramificações. É um novo espaço possível para a publicação de estudos relevantes para toda sociedade.”

Sobre a importância de um projeto como esse, Danyllo comenta: “Tudo é comunicação. Nós precisamos tornar nossas instituições de ensino, pesquisa e extensão algo cada vez mais transparente. É nesse sentido que esse veículo, que é científico, mas também é comunicacional, acaba sendo um novo canal de diálogo com a sociedade, com outros espaços acadêmicos, instituições e pessoas que estão pelo mundo investigando os temas que são caros à educação, ao universo da cultura e aos estudos que envolvem nossa sociedade, o mundo contemporâneo e sua relação com o passado, enfim, temas que contribuem para a formação da humanidade e nosso processo emancipatório. Nosso foco é, principalmente, o campo das Ciências Humanas, mas buscando sempre o diálogo interdisciplinar/transdisciplinar.”

PARA SUBMETER ARTIGOS

A submissão de artigos para a Revista Espaço Crítico é de fluxo contínuo, portanto, a qualquer tempo os pesquisadores interessados podem submeter seus trabalhos ao periódico. Deixando claro que não são aceitos textos que expressem pontos de vista preconceituosos, ou que não atendam a política da publicação da revista. Os textos devem cumprir os requisitos básicos de qualidade exigidas de um texto acadêmico (artigo científico, resenha). As normas e regras para publicação podem ser conferidos no site da revista disponível pelo link: https://revistas.ifg.edu.br/rec/about/submissions#onlineSubmissions

Mais informações: revistanusec@gmail.com