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Publicação

Revista Espaço Crítico é lançada no IV Simpeex / Secitec

Publicado: Sábado, 06 de Fevereiro de 2021, 02h27 | Última atualização em Quarta, 10 de Fevereiro de 2021, 12h52

O lançamento da publicação foi feito pelo Núcleo de Pesquisa Sociedade, Educação e Cultura, do IFG Aparecida de Goiânia, na noite desta sexta-feira, 5 de fevereiro

O professor Danyllo Di Giorgio Martins da Mota é coordenador da publicação
O professor Danyllo Di Giorgio Martins da Mota é coordenador da publicação

Em mesa-redonda realizada na programação do IV Simpósio de Pesquisa, Educação e Extensão (Simpeex) e Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (Secitec), foi lançada na noite desta sexta-feira, 5 de fevereiro, a revista Espaço Crítico, do Núcleo de Pesquisa Sociedade, Educação e Cultura (NUSEC) do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Aparecida de Goiânia. A publicação é coordenada pelo professor Danyllo Di Giorgio Martins da Mota e tem ainda, em seu corpo editorial, os professores Wellington Cardoso de Oliveira e José Renato Masson e a técnica administrativa Ana Paula Mota Leite. Após uma apresentação da revista pela equipe editorial, foram feitos pronunciamentos por dois autores de artigos do primeiro volume, os professores Kelio Junior Santana Borges e Rodrigo de Oliveira Soares, que também responderam a perguntas dos participantes. (Informações sobre os integrantes da equipe editorial  e autores presentes à mesa-redonda estão no final do texto).

A atividade foi aberta pelo professor José Renato Masson, que falou da importância de uma publicação multidisciplinar com a possibilidade de “pensar o conhecimento no âmbito da sociedade, da educação e da cultura”. Ana Paula Mota Leite, que atua na Coordenação de Comunicação Social do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia, destacou que as pessoas que trabalham na administração das instituições de ensino têm também a oportunidade de encontro com a pesquisa, seja na discussão teórica ou em projetos de extensão, por exemplo. O professor Danyllo Di Giorgio falou da história de criação do núcleo e da concepção da revista, que chega com o objetivo de divulgar o que é produzido em pesquisa no IFG e buscar um diálogo com outras instituições e educadores. Todo o evento teve tradução em Libras pelos intérpretes Lucélia e Rondiney.

 

Artigos publicados 

Os relatos dos autores de artigos foram mediados pelo professor Wellington Cardoso. O professor Rodrigo de Oliveira Soares é autor do artigo intitulado “O papel do aprendizado histórico na construção do sujeito na obra de Paulo Freire: Desenvolvimento da consciência histórica”. Sua produção, conforme declarou, está vinculada à ideia de Paulo Freire de que dentro do processo de educação e aprendizagem ninguém aprende fora da história. Ele explicou em seu pronunciamento que o alcance da consciência crítica se dá pela via da historicidade, que, por sua vez, só é possível a partir do diálogo partindo de quem está na posição de discente. O professor Rodrigo ressaltou, conforme preconiza Paulo Freire, que a experiência de vida do aluno deve ser a base do que é vivenciado em sala de aula e que dessa relação começa a se desenvolver a consciência histórica dos alunos e do próprio professor.

O professor Kelio Junior Santana Borges, que é autor do artigo “A loucura dionisíaca em ‘História de Passarinho’, de Lygia Fagundes Telles”, junto com Eder Davi de Freitas Melo, expôs em sua fala um pouco de seus estudos sobre a obra de Lygia Fagundes Telles e comentou que é um pesquisador de literatura produzida por mulheres, por acreditar, entre outros motivos, que nas mudanças e transformações pelas quais o mundo precisa passar, o discurso feminino tem muito a contribuir e que uma forma de conhecer esse discurso é a literatura. Kelio fez uma explicação sobre as figuras míticas de Apolo e Dionísio, que representam, respectivamente, a razão e a loucura (no sentido dos excessos e da subversão). Kelio destacou a visão de Nietzsche de que esses opostos são também complementares. O professor relacionou seu artigo com a conjuntura brasileira, que conduz as pessoas a desconsiderar a arte em detrimento de necessidades básicas e ressaltou que além do conhecimento pautado pela razão, o ser humano se engrandece quando tem a possibilidade de viver elementos paralelos, como a arte, entre elas, a Literatura. Kelio Junior Santana Borges anunciou que quer mostrar em seu artigo que temos muito o que aprender no universo dionisíaco.

 

Próximos volumes

A primeira edição da revista Espaço Crítico está disponível para leitura. O professor Danyllo Di Giorgio informou que o segundo será lançado em breve e que o terceiro volume será organizado em forma de dossiê, com o tema “Educação em tempos de pandemia: Experiências, possibilidades e desafios do ensino remoto”. A revista Espaço Crítico é de fluxo contínuo e a submissão de trabalhos pode ser feita a qualquer tempo.

 

 Primeira edição da revista Espaço Crítico

Normas para submissão de trabalhos

 

Imagens da transmissão de lançamento

Vídeo da mesa-redonda de lançamento no Youtube

 

Equipe editorial e autores que participaram do lançamento da revista:

 

Danyllo Di Giorgio Martins da Mota – graduado em História (UFG), Mestre em História (UFG) e Doutor em História (UFG). Professor do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Aparecida de Goiânia.

Ana Paula da Mota Leite – graduada em Comunicação Social (UFG) e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Servidora administrativa do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Aparecida de Goiânia.

José Renato Masson – graduado em Administração (UFU) e em Geografia (PUC-GO), Mestre em Geografia (UFG). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) – Câmpus Aparecida de Goiânia.

Wellington Cardoso de Oliveira – graduado em História (PUC-GO), Mestre em Ciências da Religião (Universidade Metodista – SP) e Doutor em Sociologia (UFG). Professor do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Aparecida de Goiânia.

Kelio Junior Santana Borges – graduado em Letras (UFG), Mestre em Letras e Linguística (UFG) e Doutor em Letras e Linguística (Estudos Literários) pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás com Doutorado Sanduíche na Università degli Studi Roma Tre - Roma, Itália. Professor do Instituto Federal de Goiás - Campus Aparecida de Goiânia.

Rodrigo de Oliveira Soares – graduado em História (PUC-GO), Mestre em Geografia (UnB) e Doutor em História (UFG). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) - Campus Senador Canedo

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

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