Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do curso EJA de Modelagem do Vestuário concluem o curso técnico integrado ao ensino médio

Publicado: Quinta, 04 de Março de 2021, 22h32 | Última atualização em Segunda, 15 de Março de 2021, 20h56

A turma 2020/2 concluiu seu curso por meio do Ensino Remoto Emergencial, em função da pandemia de Covid-19.*

Nesta 6ª feira, 05/03, às 19h, mais uma turma de 6º período do curso técnico em Modelagem do Vestuário, da modalidade Educação de Jovens e Adultos, do IFG Aparecida de Goiânia, completa o ciclo formativo do ensino médio. A conclusão do curso se dará com a exibição e apresentação online dos trabalhos realizados a partir da disciplina Projeto Integrador VI, conduzido pela professora Glaucia Rosalina Machado Vieira (da área de Administração) e pela professora Elisângela Tavares (da área de Moda e Design).

Segundo a professora Glaucia, antes da pandemia de Covid-19, as turmas concluintes do curso de Modelagem do Vestuário preparavam uma exposição de roupas produzidas pelos alunos, que era feita em parceria com o Aparecida Shopping. O evento garantia amplo acesso do público aos produtos criados pelos formandos. Contudo, nestes anos de 2020 e 2021, pela necessidade de isolamento social, foi preciso adaptar essa realização para o mundo virtual.

Sobre o evento virtual, a professora também comenta: “Assim como os últimos semestres foram de aulas remotas para todos os alunos do IFG, a EJA também passou por esse processo de migração dos encontros presenciais para as aulas virtuais. E mesmo com as dificuldades provenientes do manuseio com algumas tecnologias, sistemas e softwares, todos os alunos caminharam para o mesmo desfecho, de finalização do curso com muito sucesso e com a criação de um produto concreto, de vestimenta. Da mesma forma que fazemos nos outros anos, a turma 2020/2 também poderá exibir suas criações. Ainda que a distância.”

Projetos integradores

No Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Modelagem os Projetos Integradores acontecem em todos os semestres letivos e foi pensado com intuito de unificar a linguagem de todas as disciplinas do semestre, de modo que o aluno pudesse desenvolver um Projeto e/ou Produto com temáticas transversais, compreendendo a contribuição que cada disciplina (técnicas e propedêuticas) pode oferecer para o desenvolvimento do Projeto/Produto.

No 6º período o tema a ser trabalhado é Trabalho, Cultura e Tecnologias, e o objetivo é introduzir o aluno ao Mundo do Trabalho, compreendendo as múltiplas culturas e as inovações tecnológicas. Por isso mesmo, neste caso desta turma 2020/2, o projeto culminou na criação e confecção de jalecos funcionais. Uma justa homenagem aos profissionais da área de saúde, que estão na linha de frente no combate à Covid-19.

O trabalho de finalização do curso é feito individualmente por cada discente, que planeja e executa todas as etapas do processo produtivo (desde o desenvolvimento da ideia, em desenho até a prototipagem e confecção da peça final).

Conforme constata a professora Glaucia, o surgimento da pandemia de Covid-19 trouxe o tema das EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) também para o campo da Modelagem do Vestuário. Desta forma, os alunos se propuseram a desenvolver peças que pudessem ser úteis para as equipes que atuam na linha de frente de combate à Covid-19, mas também para outros campos de trabalho, que também se utilizam deste tipo de vestimenta.

A mostra dos trabalhados poderá ser acompanhada amanhã, às 19h, através do Google Meet. O endereço para participar do encontro pode ser solicitado aos próprios alunos concluintes do curso, através de suas páginas profissionais no Instagram, onde as peças também podem ser conhecidas, assim como seus criadores.

@aninhamodelagemifg

@fabiomodelagemifg

@higormodelagemifg

@luziamodelagemifg

@reginamodelagemifg

@roseanemodelagem

@thaylamodelagem

Estas páginas também foram criadas pelos estudantes com o auxílio da professora Glaucia, que vem estimulando esse contato com as possibilidades mercadológicas do universo das redes sociais.

Acessem, curtam e compartilhem!

*Ensino Remoto Emergencial

Durante o Ensino Remoto Emergencial os alunos do IFG têm contado com auxílios financeiros e logísticos para que possam assistir aulas por meio da internet. Os programas Permanência Conectividade e Apoio Didático Conectividade foram lançados em agosto de 2020, com o objetivo de minimizar transtornos causados pela suspensão das aulas presenciais e adoção das aulas remotas. Empréstimos de computadores e oferecimento de recursos para contratação de internet foram as formas encontradas pela instituição para oferecer apoio aos estudantes que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia