Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Modelagem do Vestuário encerra o semestre 2020/2 com produtos criativos e socialmente comprometidos
EJA

Publicado: Sexta, 12 de Março de 2021, 17h21 | Última atualização em Terça, 16 de Março de 2021, 17h31

Por meio de aulas remotas os professores orientaram os alunos na criação de bolsas ecologicamente sustentáveis e roupas infantis temáticas

Na última semana de aulas, do semestre 2020/2, do curso de Modelagem do Vestuário, as turmas de 2º e 4º períodos do curso de Modelagem do Vestuário apresentaram seus trabalhos das disciplinas Projeto Integrador II e IV. Croquis de peças de vestimenta inspiradas em conceitos de raça, etnia e gênero e bolsas produzidas com lonas de banners em desuso foram apresentados em sessões remotas, que contaram com a participação de professores do curso e profissionais externos convidados.

Coordenados pelas professoras Elisângela Tavares (da área de Moda e Design) e Natália Laurias (da área de Sociologia), os alunos do 4º período trabalharam com a temática “Relações Étnico-Raciais e de Gênero”. Já a turma de 2º período, coordenada pelos professores Joana Faria (da área de Biologia) e o Régis Puppim (da área de Moda e Design), trabalhou com o tema "Educação Socioambiental".

De acordo com o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Modelagem, os Projetos Integradores acontecem em todos os semestres letivos e foram pensados com intuito de unificar a linguagem de todas as disciplinas do semestre, de modo que os/as alunos/as pudessem desenvolver um produto com temáticas transversais, compreendendo a contribuição que cada disciplina (técnicas e propedêuticas) pode oferecer para o desenvolvimento desta criação.

No caso do 2º período, questões sobre ecologia e sustentabilidade permitiram o debate sobre o reaproveitamento de materiais descartáveis na criação de um produto de moda. Neste sentido, os alunos projetaram e confeccionaram bolsas de lona, feitas com banners publicitários descartados. As peças foram elaboradas pelos estudantes com o apoio dos professores coordenadores, e as bolsas foram feitas com tanto requinte e bom gosto, que a banca de avaliação sugeriu que as peças pudessem ser reproduzidas para comercialização, como por exemplo durante o Bazar da Modelagem, em que o curso arrecada recursos para sua formatura.

Por sua vez, a turma do 4º período trabalhou com conceitos sobre respeito e aceitação da diversidade, valorizando ancestralidades e culturas formadoras do povo brasileiro. Os produtos finais foram desenhos técnicos de roupas infantis, que incorporaram elementos dos subtemas escolhidos pelos/as alunos/as, que criaram modelagens, estamparias de tecidos, aplicações, criação de coleções, tudo envolvendo pautas de primordial importância para o universo da Educação de Jovens e Adultos no Brasil.

A diversidade de pautas, ligadas ao tema central da disciplina, surpreendeu os professores participantes da banca. Etnias indígenas, como os Yawanawá, do Acre, e os Karajás, do estado de Goiás, foram pesquisados como fonte para alguns dos desenhos das vestimentas propostas. O filme Pantera Negra e seus figurinos com forte características representativas da força de culturas nascidas no Continente Africano também foi tema de uma das criações. A capoeira foi o mote de outro trabalho, nesse caso, a manifestação cultural originária dos povos negros, trazidos ao Brasil como escravos, foi discutida de forma ampla, enquanto luta, esporte e arte. A mandioca foi outra fonte de criação. O alimento, amplamente cultivado entre as nações indígenas brasileiras, que acabou se tornando ingrediente indispensável na cozinha de todas as regiões do Brasil, garantiu a produção de uma peça de roupa infantil inspirada no tubérculo. A atriz negra Lupita Nyong foi a inspiração de outro grupo. Seu sucesso nos cenários de Hollywood e sua incursão pelo mundo da literatura chamou a atenção de duas alunas, que criaram uma peça infantil com uma estamparia relacionada ao livro Sulwe, que conta a história de uma menina queniana de cinco anos, que tem a pele mais escura de sua família. Por fim, a cultura do Reggae e suas cores vibrantes, encontradas nas festas de Radiola do estado brasileiro do Maranhão, foi tema de outro trabalho.

Para as bancas de avaliação, além dos professores do próprio curso de Modelagem do Vestuário, outros profissionais também foram convidados para fazerem parte da apreciação.

No caso do 4º Período de Modelagem, estiveram presentes as professoras Elisângela Tavares e Natália Laurias, além dos professores Kélio Junior (coordenador do curso de Modelagem do Vestuário), Glaucia Rosalina (que auxiliou os alunos com as apresentações dos slides), Régis Puppim, Yane Ondina, Carla Costa (professora convidada), Adelaide Roque (esteticista e professora convidada) e Maria Santos (professora convidada).

Já na banca do 2º período também estiveram presentes a ex-professora da turma, Bruna Brogin, a aluna egressa do curso, Leila Martins, a servidora técnica-administrativa da área de Comunicação Social do Câmpus, Ana Paula Mota, além dos professores coordenadores da disciplina, Profa. Joana Faria e Prof. Régis Puppim, e demais professores do curso, referidos acima.

Agora, alunos e professores desfrutam de pequeno período de férias. De acordo com o Calendário Acadêmico do IFG Aparecida de Goiânia, o 1º semestre de 2021 terá início em 26 de abril. O atraso no calendário, assim como a adoção de aulas remotas emergenciais, foi ocasionado pela pandemia mundial de Covid-19.

Veja aqui as imagens dos trabalhos do 2º período de Modelagem do Vestuário.

Veja aqui as imagens dos trabalhos do 4º período de Modelagem do Vestuário.

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia