Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Núcleo de Pesquisa lança chamada para dossiê temático sobre educação em tempos de pandemia
CHAMADA DE ARTIGOS

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Quinta, 18 de Março de 2021, 17h14

O Dossiê será mais um lançamento da Revista Espaço Crítico, que é uma ação multidisciplinar do NUSEC, do IFG Aparecida de Goiânia.

O primeiro dossiê temático da Espaço Crítico, publicação do Núcleo de Pesquisa em Sociedade, Educação e Cultura (NUSEC), do IFG Aparecida de Goiânia, está aberto à contribuição de pesquisadores das mais variadas áreas do conhecimento, que tenham trabalhos e estudos relacionados ao tema "Educação em Tempos de Pandemia: experiências, possibilidades e desafios do ensino remoto". As inscrições de artigos poderão ser feitas até 30 de abril de 2021, pelo site da Revista (https://revistas.ifg.edu.br/rec/index). Esta edição será lançada em junho, no Portal de Periódicos do IFG (https://revistas.ifg.edu.br/).

O professor Wellington Cardoso de Oliveira, do Câmpus Aparecida de Goiânia, é quem coordena a organização desta edição do periódico. Além dele, foram convidados dois professores de outras instituições de ensino, que também estão nesta equipe organizadora: Profa. Dra. Liana Deise da Silva (IFMT/CREAD) e Prof. Dr. Teógenes Luiz Silva Costa (ISCO/UFOPA).

Segundo os organizadores, a expectativa é reunir artigos de pesquisadores das diferentes áreas do conhecimento, que analisam e discutem a oferta da educação e do ensino remoto neste momento de emergência sanitária. Segundo os professores, praticamente todas as instituições de educação brasileiras foram forçadas, pela emergência causada pela COVID-19, a adotar o ensino a distância.

Sobre esta estratégia educacional, a equipe reforça: “é do conhecimento de todos que as dimensões territoriais do Brasil, consonantes às desigualdades regionais e locais, sempre se configuram como um desafio adicional ao processo de democratização, de acesso e de oferta da educação pública no Brasil. Neste momento de pandemia, a adoção de ensino remoto por parte das instituições públicas evidenciaram ainda mais as desigualdades sociais, deixando expostos os desafios e as dificuldades enfrentadas pelas instituições neste processo. Portanto, gostaríamos de reunir trabalhos de diferentes pesquisadores brasileiros, analisando as experiências, as possibilidades e os desafios do ensino remoto em suas realidades. Esta edição propõe-se a refletir sobre as estratégias formuladas e aplicadas em diferentes regiões do Brasil, bem como problematizar, a partir de diferentes marcos teóricos, os resultados de pesquisas realizadas sobre essa temática.”

Sobre a Revista Espaço Crítico

A Revista Espaço Crítico é uma publicação minimamente semestral, do Núcleo de Pesquisa em Sociedade, Educação e Cultura – NUSEC, sediado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Câmpus Aparecida de Goiânia. Trata-se de um veículo de comunicação da produção intelectual dos membros do NUSEC e aberto à contribuição de pesquisadores das mais variadas áreas do conhecimento que discutem as questões da sociedade, educação e da cultura. Revista multidisciplinar, de circulação exclusivamente virtual, aceita trabalhos em português e espanhol, bem como traduções de pesquisas relevantes que ainda não se encontram em língua vernácula.

A Revista Espaço Crítico foi lançada em fevereiro deste ano, durante o IV Simpósio de Pesquisa, Educação e Extensão (Simpeex) e Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (Secitec).

Os textos submetidos ao periódico serão avaliados às "cegas", ou seja, sem identificação do autor, por pareceristas parceiros da Revista. A submissão é de fluxo contínuo, portanto, a qualquer momento os pesquisadores podem enviar suas produções através do site da revista.

Não serão aceitos textos que expressem pontos de vista preconceituosos, ou que não atendam a política da publicação da Espaço Crítico. Os textos devem cumprir os requisitos básicos de qualidade exigidas de um texto acadêmico (artigo científico, resenha). As normas e regras para publicação podem ser conferidos no site da revista disponível pelo link: https://revistas.ifg.edu.br/rec/about/submissions#onlineSubmissions

Acesse aqui a  Primeira edição da revista Espaço Crítico

Integram a equipe editorial da Revista Espaço Crítico e o NUSEC:

Danyllo Di Giorgio Martins da Mota – graduado em História (UFG), Mestre em História (UFG) e Doutor em História (UFG). Professor do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Aparecida de Goiânia.

Ana Paula da Mota Leite – graduada em Comunicação Social (UFG) e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Servidora administrativa do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Aparecida de Goiânia.

José Renato Masson – graduado em Administração (UFU) e em Geografia (PUC-GO), Mestre em Geografia (UFG). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) – Câmpus Aparecida de Goiânia.

Wellington Cardoso de Oliveira – graduado em História (PUC-GO), Mestre em Ciências da Religião (Universidade Metodista – SP) e Doutor em Sociologia (UFG). Professor do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Aparecida de Goiânia.

Mais informações: https://revistas.ifg.edu.br/rec/index

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia