Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Núcleo de Pesquisa lança segunda edição da Revista Espaço Crítico
PERIÓDICO

Núcleo de Pesquisa lança segunda edição da Revista Espaço Crítico

Publicado: Quarta, 24 de Março de 2021, 20h27 | Última atualização em Quarta, 24 de Março de 2021, 20h27

O periódico está com chamada aberta para dossiê sobre educação em tempos de pandemia até o dia 30/04.

Nesta semana o Núcleo de Pesquisa Sociedade, Educação e Cultura (NUSEC) do Instituto Federal de Goiás – Câmpus Aparecida de Goiânia (IFG) publicou a segunda edição da Revista Espaço Crítico (ISSN 2763-5627). Participaram deste número pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do próprio Instituto Federal de Goiás (IFG).

Aberta à contribuição de estudiosos das mais variadas áreas do conhecimento, que tenham trabalhos e estudos relacionados aos temas educação, sociedade e cultura, a Revista Espaço Crítica pode ser acessada pelo portal de Periódicos do IFG (https://revistas.ifg.edu.br/). O acesso é mais eficiente por meio do navegador Firefox.

O professor Danyllo Di Giorgio, que atualmente é quem coordena os trabalhos da Revista Espaço Crítico, explica a iniciativa deste novo periódico, pelo IFG: “A revista do NUSEC surge com a proposta de contribuir para a divulgação dos trabalhos desenvolvidos por pesquisadores do Instituto Federal de Goiás e seus pares, mas também de trabalhos de pesquisadores de outras instituições e grupos que tenham o olhar voltado para a área das Ciências Humanas e suas ramificações. É um novo espaço possível para a publicação de estudos relevantes para toda sociedade.”

Sobre a importância de um projeto como esse, Danyllo comenta: “Tudo é comunicação. Nós precisamos tornar nossas instituições de ensino, pesquisa e extensão algo cada vez mais transparente. É nesse sentido que esse veículo, que é científico, mas também é comunicacional, acaba sendo um novo canal de diálogo com a sociedade, com outros espaços acadêmicos, instituições e pessoas que estão pelo mundo investigando os temas que são caros à educação, ao universo da cultura e aos estudos que envolvem nossa sociedade, o mundo contemporâneo e sua relação com o passado, enfim, temas que contribuem para a formação da humanidade e nosso processo emancipatório. Nosso foco é, principalmente, o campo das Ciências Humanas, mas buscando sempre o diálogo interdisciplinar/transdisciplinar.”

Os artigos publicados na segunda edição da Revista Espaço Crítico foram:

1. APRENDIZAGEM DE INGLÊS & CRIATIVIDADE: em busca de práticas de ensino que motivem interesse e criatividade (Roney Santos Gonçalves, Luiza Santana Chaves e Raika Luana Aleme);
  2. REPERTÓRIO IMAGÉTICO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ARTE - UMA OBSERVAÇÃO (Dorcas Janice Weber, Caroline Weimer, Miria Santana e Camila Peres);
  3. PROTAGONISMO, DESCONTEXTUALIZAÇÃO E ENSINO: DIFICULDADES EMERGENTES EM PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (Daniela da Costa, Aline Estivalet Reginato, Marcelo Prado Amaral-Rosa);
  4. Entre a História e o Ensino: A experiência projeto de extensão Observatório do Mundo Contemporâneo – UNIOESTE (Lucas Eduardo Gaspar);
  5. O compromisso do ensino de Psicologia e sua relação com o trabalho (Francielle Teodósio de Oliveira Silva Correia);
  6. Infância e Diferença: Adultocentrismo e Marcadores Sociais (Tamiris Cristina Valentim Cypriano);
  7. Rebeldes com causa: a rebeldia juvenil como ação política na ocupação estudantil do IFG Formosa (Aline Maria dos Santos Rodrigues da Rocha, Clóvis Henrique Leite de Souza);
  8. Canção da pandemia: parodiando a vida (in)tensa! (Karine Rios de Oliveira Leite, Thiago André Rodrigues Leite)

PARA SUBMETER ARTIGOS

A submissão de artigos para a Revista Espaço Crítico é de fluxo contínuo, portanto, a qualquer tempo os pesquisadores interessados podem submeter seus trabalhos ao periódico. Deixando claro que não são aceitos textos que expressem pontos de vista preconceituosos, ou que não atendam a política da publicação da revista. Os textos devem cumprir os requisitos básicos de qualidade exigidas de um texto acadêmico (artigo científico, resenha). As normas e regras para publicação podem ser conferidos no site da revista disponível pelo link: https://revistas.ifg.edu.br/rec/about/submissions#onlineSubmissions

Fazem parte do NUSEC e da Equipe Editorial:

- Prof. Dr. Danyllo Di Giorgio Martins da Mota, IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia

- TAE Esp. Ana Paula Mota Leite, IFG –Câmpus Aparecida de Goiânia

- Prof. Dr. Wellington Cardoso de Oliveira,IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia