Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Diretor-geral eleito do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG, professor Eduardo de Carvalho Rezende, diz estar muito animado com o desafio
Eleições 2021

Publicado: Terça, 29 de Junho de 2021, 19h58 | Última atualização em Quarta, 30 de Junho de 2021, 23h23

A eleição de Eduardo foi homologada nesta segunda-feira, 28 de junho, pela Comissão Eleitoral e pelo Conselho Superior do IFG, no processo eleitoral que definiu a eleição para reitora e para os demais diretores-gerais de câmpus do IFG

O professor Eduardo de Carvalho Rezende foi eleito pela comunidade acadêmica do IFG Aparecida no dia 14 de junho

Com o propósito de realizar uma gestão coletiva e transparente no Câmpus Aparecida de Goiânia, o diretor-geral eleito para o quadriênio 2021-2025, professor Eduardo de Carvalho Rezende, teve sua eleição homologada nesta segunda-feira, 28 de junho, pelo Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal de Goiás (IFG). O  ato do Consup consolidou a homologação pela Comissão Eleitoral Central do resultado do processo que elegeu a professora Oneida Cristina Barcelos Gomes Irigon como a próxima reitora e os diretores-gerais dos 14 câmpus da Instituição. Eduardo  foi eleito no dia 14 de junho com 43,42% dos votos de servidores e alunos do IFG Aparecida (confira matéria sobre o resultado local da eleição).

O professor Eduardo de Carvalho Rezende é graduado em Ciência da Computação e mestre em Engenharia Elétrica e de Computação. Ele ingressou no IFG como professor efetivo em 2008, onde já foi coordenador da área de Produção Industrial e Alimentícia no Câmpus Inhumas e coordenador de Áreas Acadêmicas e coordenador do curso Técnico Integrado em Modelagem do Vestuário (EJA) no Câmpus Aparecida de Goiânia. Eduardo é chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas (DAA) do IFG Aparecida pelo segundo mandato consecutivo, função que transfere na próxima semana para a nova chefe eleita, professora Mara Lina Rodrigues.

Novo desafio

A experiência como gestor no Departamento de Áreas Acadêmicas conferiu a Eduardo uma bagagem de conhecimentos e vivências que ele leva para a nova incumbência que assumirá no câmpus. Ele conta que está muito animado com o desafio. Sua disposição se ampara no desejo de fazer o melhor para o câmpus, na decisão por uma gestão “coletiva e transparente” e na confiança que tem nos servidores. “Nosso quadro de servidores é altamente capacitado e qualificado, a equipe gestora que assumirá as funções de ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão, e administração está com muita vontade e disposição para o trabalho”, explica.

O professor Eduardo de Carvalho Rezende comenta o cenário político e econômico desfavorável a ser enfrentado. Ele considera que o principal desafio que terá na administração do câmpus será o financeiro. “São os constantes cortes orçamentários que a gente vem e muito provavelmente continuará sofrendo em nossa instituição”, diz.

Espaço de escuta

Para fazer frente a essa situação e às demandas que vierem a surgir, Eduardo conta com a proposta de uma gestão que seja de aproximação da comunidade acadêmica. Do seu Plano de Trabalho, ele destaca o compromisso de “escutar” as pessoas: “Todos os compromissos apresentados no Plano possuem a sua relevância, mas o que mais destaco nesses compromissos é o espaço de escuta para a comunidade acadêmica (discentes, servidores e funcionários terceirizados) do câmpus a partir de canais de comunicação permanentes.”. O diretor-geral eleito acredita que a partir dessa escuta, poderá ir além das demandas colocadas em seu Plano de Trabalho e alcançar diferentes anseios que se apresentarem.

O professor Eduardo de Carvalho Rezende assume a Direção-Geral do Câmpus Aparecida de Goiânia em data a ser definida entre o final do mês de setembro e o início de outubro. Ele vai substituir a professora Ana Lucia Siqueira de Oliveira, que está na gestão do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG em seu segundo mandato. Ana Lucia diz estar muito feliz pela realização do processo democrático nas eleições do IFG, com participação de toda a comunidade acadêmica na escolha dos gestores da Reitoria e dos câmpus.

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia