Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projeto do IFG Aparecida de Goiânia convida profissionais renomados da educação e das artes para encontros virtuais
LICENCIATURAS

Publicado: Quarta, 04 de Agosto de 2021, 18h03 | Última atualização em Segunda, 09 de Agosto de 2021, 10h54

A convidada da Bahia, professora Lúcia Matos, fará a apresentação de uma coletânea latino-americana de pesquisas sobre dança, que está com convocatória aberta

Na próxima sexta-feira, 06/08, às 19h, acontece por meio das plataformas digitais um evento que, apesar de virtual, promete ser rico em intercâmbios de saberes e afetos entre o público das licenciaturas do IFG Aparecida de Goiânia, a comunidade geral interessada e a professora Lúcia Matos, da Escola de Dança e da Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia. Trata-se do encontro chamado “Composiciones para el disenso como dispositivo colaborativo para a difusão do conhecimento em dança.”, organizado pelo curso de Licenciatura em Dança do Instituto Federal de Goiás.

Segundo a professora convidada, Lúcia Matos, sua palestra tem relação com a publicação chamada “Composiciones para el disenso”, que é uma obra em forma de coletânea bilíngue, espanhol-inglês, que terá 6 livros organizados, e que tem o objetivo de reunir textos sobre a dança em tempos de crise e de resistência.

A obra bibliográfica está sendo produzida pela Direção de Dança e Coordenação de Difusão Cultural da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), da qual a professora Lúcia é coeditora. O trabalho tem o propósito de criar um espaço para difusão da produção do conhecimento em dança, feita em países Ibero-americanos.

Desta forma, o encontro da professora com os/as estudantes do IFG, será no sentido de incentivar a pesquisa acadêmica desde a graduação, compreendendo a importância dessa ação reflexiva sobre a produção do conhecimento em dança. A professora Lúcia Matos ainda aproveitará o encontro para informar sobre as inscrições de artigos para o 2º volume da coleção, que está com convocatórias abertas até 16 de agosto. O link para acessar este edital é: Convocatória do 2º volume “Danza, Trabajo, Creación e Precariedad”.

O primeiro volume da coleção, que foi lançado em março, somente com autoras mulheres convidadas, também pode ser acessado gratuitamente em: http://www.librosoa.unam.mx/handle/123456789/173

Partilhando saberes e afetos

O trabalho do Ensino Remoto Emergencial, indispensável nesse período de pandemia mundial de Covid-19, pode ter provocado alguns desconfortos, fragilidades, dificuldades para o processo de ensino-aprendizagem de nossos estudantes neste último ano, contudo, há também que se perceber as novas oportunidades nascidas pela mediação tecnológica da educação. Uma dessas oportunidades foi o encontro entre os discentes da Licenciatura em Dança e da Pedagogia Bilíngue do IFG Aparecida de Goiânia com importantes nomes da cena educacional e artística brasileira, por meio do Projeto de Ensino “Partilha de Saberes e Afetos”.

Segundo a professora Luciana Ribeiro, do curso de Licenciatura em Dança do IFG Aparecida de Goiânia, este é um projeto que surgiu no primeiro semestre de 2021, proposto pela coordenação da Licenciatura em Dança, que convidou a Pedagogia Bilíngue, para que fosse possível criar um momento de partilha entre o campo das artes e da educação, e que pudesse ser realizado em um formato distinto das aulas.

Sobre o formato, Luciana comenta: “A gente já está vivendo esse momento de ensino remoto, bastante difícil, e a ideia era criar um formato que fosse um pouco mais leve, mais interdisciplinar, que a gente pudesse trazer temáticas relacionadas à essas duas áreas, da arte e da educação, e que pudesse ser partilhado de forma distinta de sala de aula, com convidados externos, com bate-papo e uma boa conversa. Foi um trabalho pensado para manter o vínculo do aluno com a instituição, mesmo remotamente, trazendo um frescor, uma sedução, um lugar de encanto.”

Grandes nomes da Educação e das Artes

“Partilha de Saberes e Afeitos” é direcionado para os estudantes da Licenciatura em Dança e da Pedagogia Bilíngue, mas também é aberto à comunidade em geral. Isto se dá principalmente porque os temas e os profissionais convidados para as palestras são pessoas que abordam os mais diversos conteúdos e das mais diversas formas. Portanto, é realmente um lugar de encontro, para criação e fortalecimento de vínculos, tanto com a instituição IFG, quanto com estes novos universos de conhecimento, de lugares distintos, com pessoas que comumente não contactaríamos no cotidiano da sala de aula.

O encontro com a professora Lúcia Matos complementa uma agenda que tem contado com a participação de profissionais como Helder Vasconcelos, artista de Pernambuco, que falou sobre as tradições do seu estado como escola de formação para o artista da cena; ou como a Professora Dra. Fernanda Borges, da PUC/GO, que falou sobre Direitos Humanos; além de Valéria Vicente da Universidade Federal da Paraíba, que tratou sobre o Frevo na formação e criação em dança; e também da artista Tatiana Devos Gentile, do Rio de Janeiro, que falou sobre a sensibilização do olhar e do movimento para a câmera, na produção de obras de videodança.

Nos próximos dias traremos novidades sobre os próximos dois e últimos encontros do projeto “Partilha de Saberes e Afetos” e aproveitamos para convidar toda a comunidade para estes eventos, que acontecem de forma totalmente virtual. Para participar, interessados/as externos/as devem solicitar o link  pelo E-mail ccld.aparecida@ifg.edu.br.

Mais informações: ccld.aparecida@ifg.edu.br

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia