Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Potencial transformador da Educação é destacado em cerimônia do curso EJA - Técnico em Alimentos
Início do conteúdo da página
EJA

Potencial transformador da Educação é destacado em cerimônia do curso EJA - Técnico em Alimentos

Publicado: Quarta, 22 de Setembro de 2021, 15h29 | Última atualização em Quinta, 23 de Setembro de 2021, 09h25

A Aula da Saudade virtual, que substitui as tradicionais certificações presenciais, foi realizada na noite do dia 15 de setembro com a participação de alunas, familiares, amigos e servidores do IFG Aparecida de Goiânia

imagem sem descrição.

Sete mulheres. Sete histórias de vida que se encontraram e traçaram, no IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia, uma caminhada conjunta de crescimento e de transformação pela educação. A jornada de três anos que elas percorreram no curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Alimentos, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), foi encerrada com uma celebração virtual na noite de 15 de setembro, com o registro de muita emoção das concluintes do curso, seus familiares, amigos, professores e técnicos administrativos do IFG Aparecida.

Organizada e conduzida pela professora Gláucia Rosalina Machado Vieira, para substituir virtualmente os tradicionais eventos presenciais de certificação, a Aula da Saudade foi realizada no âmbito da disciplina Seminário VI. “Foi uma forma que eu encontrei pra celebrar essa conquista delas nesse modelo de aula on-line, com a participação da família e dos amigos”, explicou a professora Gláucia. Ela conta que a ideia dessa experiência, que mistura componentes de uma tradicional aula da saudade, com aspectos de uma formatura e até de um culto ecumênico, começou no semestre anterior, com a turma concluinte do curso EJA Modelagem do Vestuário.

O momento foi de muitas risadas, histórias e homenagens. Na Aula da Saudade, as alunas concluintes do curso Técnico em Alimentos, seus professores, gestores e técnicos administrativos do IFG Aparecida de Goiânia falaram de momentos que ficaram marcados em suas vidas pelo que as sete concluintes do curso trouxeram ao IFG, construíram no IFG e, também, o que levaram da Instituição e o que nela deixaram.

 

Empoderamento

O coordenador do curso Técnico Integrado EJA Alimentos, professor Marcelo Francisco de Andrade, denominou o encontro como a coroação da trajetória das estudantes no IFG. Ele lembrou características muito peculiares de cada uma das concluintes, recomendou que “voem alto” e sugeriu que sigam o percurso de estudos que retomaram no Instituto Federal de Goiás.

A diretora-geral do Câmpus Aparecida de Goiânia, professora Ana Lucia Siqueira de Oliveira, lembrou momentos em que esteve com as concluintes do curso, embora, conforme afirmou, não tenha sido professora da turma. Ana Lucia discorreu sobre o significado da palavra saudade e da transformação que as pessoas alcançam por meio da educação. “Empoderem-se desse conhecimento que vocês adquiriram”, falou Ana Lucia.

A nomeação do grupo como “As 7 Mulheres” foi feita por muitos presentes no encontro virtual como uma marca que ficou da turma, com direito a referências à literatura, a minissérie televisiva e aos misteriosos significados do número sete. O número sete foi fonte também de uma apresentação, pela professora Rejane Maria Gonçalves, de palavras com o mesmo número de letras, em que ela discorreu sobre o significado dos verbetes.

 

Inspiração

As palavras de saudade foram materializadas em uma dinâmica conduzida pela professora Lilian Pascoa Alves, que apresentou fotografias que foram comentadas pelas concluintes do curso. A brincadeira movimentou a festa, com muita gente querendo falar e comentar os acontecimentos vividos. A professora Lilian destacou às alunas que elas são uma inspiração à sociedade, por terem escolhido a educação para mudar suas vidas.

Também parabenizaram, manifestaram sua alegria com a celebração e citaram momentos memoráveis da turma, a chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas, professora Mara Lina Rodrigues; o gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, professor José Renato Masson; o ex-coordenador do curso EJA Alimentos, professor Sandro Henrique Ribeiro; o ex-chefe do Departamento de Áreas Acadêmicos e diretor-geral eleito, professor Eduardo de Carvalho Rezende; e diversos outros professores e técnicos administrativos presentes.

Apresentações artísticas entremearam a aula da saudade do começo ao fim. Iniciado com a cantora, atriz e contadora de histórias Irma Líria de Fátima Queiroz, o momento contou também com apresentações do professor Germano Henrique Pereira Lopes, que emocionou a todos com sua voz na música “O cantador”, de Dorival Caymmi; e também do professor Sandro Henrique Ribeiro, que interpretou em voz e violão a canção “Romaria”, de Renato Teixeira. Eles falaram da relação das saudades e do momento presente com as músicas escolhidas para a Aula da Saudade. O encerramento da noite foi marcado com piano e voz da cantora Ingrid Guilharde.

 

Ávidas por aprender

Além de serem parabenizadas por muitos, as formandas também prestaram suas homenagens aos professores, aos familiares e às amizades que construíram. A homenagem aos mestres foi feita, em nome da turma, pelas alunas Nadir de Fátima Oliveira e Silva e Regina Maria Caetano da Silva Assis. Nadir falou da admiração, respeito e carinho aos professores. Ela discorreu sobre os tipos brincalhão, tímido, preocupado e outros, agradecendo-lhes pela paciência e pelos ensinamentos que transmitiram. Regina falou aos professores que eles partilharam seus conhecimentos “com pessoas ávidas por aprender, cada uma com um sonho, um trauma, um medo... e vocês gerenciaram isso com carinho, atenção e amor”, destacou ela.

A homenagem da turma aos familiares foi feita pela aluna Claudirene Lima Lopes Morais, que ressaltou a importância do apoio das famílias para a vitória das estudantes. Ela relatou que as dificuldades foram de todos e que, juntos, todos da família venceram as etapas. Claudirene afirmou que todos aprenderam juntos e que agora celebram juntos a vitória. Uma homenagem à turma foi feita pela aluna Karine Gomes da Silva. Ela falou da emoção de um sonho realizado e das escolhas que mudaram suas vidas.

As alunas concluintes do curso receberam uma lembrança dos professores Gláucia, Diva, Lillian, Mara, Marcelo, Poliana, Priscilla, Rejane e Renata:  uma caneca personalizada, fotos e uma Carta Coletiva escrita por eles. A emocionante trajetória de sonho, determinação, resistência e muita vontade de vencer de cada uma das sete concluintes do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Alimentos pode ser conferida nos relatos escritos por elas e divulgados nas redes sociais do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG, que podem ser conferidos aqui:

 

Claudirene Lima Lopes Morais

 

 

 

 

 

 

 

 

Karine Gomes da Silva

 

 

 

 

 

 

 

 

 Nadir de Fátima Oliveira e Silva

 

 

 

 

 

 

 

 

Regina Maria Caetano da Silva Assis

 

 

 

 

 

 

 

 

Sarah Cristina Ribeiro Olímpio

 

 

 

 

 

 

 

 

Vanessa Silva Xavier

 

 

 

 

 

 

 

 

Vânia Pereira Brandão

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Álbum de imagens da Aula da Saudade

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

 

 

Fim do conteúdo da página