Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Despedida da diretora-geral do IFG Aparecida, Ana Lucia Siqueira de Oliveira, marca abertura da Semana de Planejamento 2021/2
Início do conteúdo da página
Planejamento 2021/2

Despedida da diretora-geral do IFG Aparecida, Ana Lucia Siqueira de Oliveira, marca abertura da Semana de Planejamento 2021/2

Publicado: Quinta, 30 de Setembro de 2021, 09h13 | Última atualização em Domingo, 03 de Outubro de 2021, 23h27

O primeiro dia da programação contou também com relatos de ações integradoras desenvolvidas por professores e com palestra do assessor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFG, Weber Tavares Júnior, sobre o POCV

Reunião de abertura da Semana de Planejamento Pedagógico 2021/2 do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia
Reunião de abertura da Semana de Planejamento Pedagógico 2021/2 do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia

A abertura da Semana de Planejamento 2021/2 do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG, nesta quarta-feira, 29 de setembro, deu mostras da riqueza presente no cotidiano da Instituição, nos aspectos educacional e afetivo. A programação, que segue até 5 de outubro com apresentações de trabalhos realizados, palestras e reuniões, teve como primeiro ponto de pauta um balanço da gestão pela diretora-geral do câmpus, professora Ana Lucia Siqueira de Oliveira. Ela encerra na próxima semana seu segundo mandato à frente da unidade e recebeu muitos cumprimentos e felicitações de professores e técnicos administrativos. O encontro foi aberto e conduzido pela professora Rejane Maria Gonçalves Maia.

O relato feito pela diretora-geral Ana Lucia Siqueira de Oliveira compreendeu os anos 2020 e 2021, período em que aulas e trabalhos administrativos têm ocorrido na forma remota no IFG. Ana Lucia discorreu sobre questões relativas ao orçamento do Câmpus Aparecida de Goiânia e sobre trabalhos realizados. Ela citou a atuação do IFG Aparecida nas ações para proteção da população contra a covid-19, como o processo de confecção de mais de 120 mil máscaras de tecido, conduzido pelo Câmpus Aparecida de Goiânia para todos os câmpus do IFG, e a produção de kits saneantes, trabalho restrito ao município de Aparecida, mas de grande alcance e importância.

Ana Lucia destacou também a instalação do sistema fotovoltaico, que vai gerar economia superior a R$ 100 mil por ano, e do sistema de aproveitamento de resíduos. Também foram citadas pela diretora, as medidas de segurança (como instalação de concertinas e de câmeras), reforma e adequação do laboratório de Modelagem do Vestuário, a estruturação da quadra coberta e aquisição de novo equipamento servidor de Tecnologia da Informação. Ana Lucia falou do preparo do câmpus para o retorno das atividades presenciais, com a aquisição de placas de acrílico e protetores face shield (além da reserva de kits saneantes), aquisição de novos computadores para o Laboratório de Informática, misturadores de argamassa, máquinas de costura e freezers, entre vários outros itens e ações apresentados.

 

Consolidação do IFG

“Tenho consciência de que houve erros, mas também tenho consciência de que acertamos muito. Não é mérito meu, é mérito de equipe. Tive muita sorte, fui muito abençoada. Somos um câmpus de destaque no IFG”, afirmou a diretora-geral, que encerrou sua fala declamando um poema de Manoel de Barros. Ana Lucia foi nomeada para o Câmpus Aparecida de Goiânia no dia 5 de outubro de 2011, alguns meses antes da inauguração da unidade, em 2012, tendo sido eleita para o segundo mandato em 2017 e agora retornará ao Câmpus Goiânia. O novo diretor-geral eleito, professor Eduardo Carvalho de Rezende, assume o cargo na terça-feira, dia 5 de outubro de 2021.

Muitos foram os agradecimentos de professores e técnicos administrativos à diretora-geral Ana Lucia Siqueira de Oliveira e ao gerente administrativo Divino Lopes de Alvarenga, que também está no cargo desde a instalação do câmpus em 2012. Eles foram cumprimentados pela qualidade da gestão, pelo respeito aos servidores e pela consolidação do IFG no município de Aparecida de Goiânia.

 

Educação Integrada

O desafio da educação integrada foi assunto do segundo momento do dia, quando professores relataram experiências exitosas envolvendo projetos integradores e práticas profissionais integradas. Uma apresentação geral sobre o tema foi feita pelo professor Kelio Junior Santana Borges, que abordou barreiras culturais e históricas que dificultam a integração de disciplinas, mas destacou o êxito em ações integradoras. Ele comentou que a interdisciplinaridade dá ao estudante a possiblidade de criar e disse ter ficado impressionado com a apresentação de produtos que alunos da Educação de Jovens e Adultos fazem a bancas de professores. “Eu me surpreendi e fiquei orgulhoso por estar numa instituição que produz aquilo”, disse.

Em seguida houve relatos de experiência dos docentes. As apresentações foram feitas pelos professores Kélio Júnior Santana Borges, Gláucia Rosalina Machado Vieira e Priscila Prates de Almeida (cursos da modalidade EJA), Marisa Alves Vento (Ensino Médio Integrado), Luciana Gomes Ribeiro e Roberto Rodrigues (Licenciatura em Dança), Aleir Ferraz Tenório e Keith Daiani da Silva Braga (Licenciatura em Pedagogia Bilíngue) e Arlam Carneiro Silva Júnior (Bacharelado em Engenharia Civil).

 

POCV

A Semana de Planejamento 2021/2 inclui palestras em quase todos os dias da programação. A apresentação no dia de abertura foi com o assessor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal de Goiás, Weber Tavares Júnior, que falou sobre o Plano de Oferta de Cursos e Vagas (POCV), documento previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e que está sendo elaborado pelos câmpus da instituição apresentando as possibilidades e necessidades de expansão de cursos e vagas.

Weber Tavares falou sobre os diálogos que estão sendo realizados no processo de elaboração do POCV e colocou-se à disposição para quantas reuniões forem necessárias para esclarecimentos. Ele destacou a importância da verticalização nos câmpus do IFG e disse que acredita na verticalização como ferramenta de mobilidade social. Segundo Weber, o relatório final do Plano de Oferta de Cursos e Vagas deverá ser aprovado pelo Conselho de Câmpus antes de seguir para o Conselho Superior do IFG. Seu pronunciamento foi apresentado pela chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas do IFG Aparecida, professora Mara Lina Rodrigues, e mediada pelo coordenador da Comissão Local do POCV, professor Luiz Fernando Nunes Rocha.

 

Confira a Programação Completa da Semana de Planejamento 2021/2 do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia (29/09 a 05/10)

 

IMAGENS:

29/09

30/09

1º/10

04/10

05/10

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

 

 

Fim do conteúdo da página