Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Colegiado do curso de Pedagogia Bilíngue participa de discussão sobre formação docente
Formação de Professores

Publicado: Quarta, 20 de Outubro de 2021, 14h30 | Última atualização em Sexta, 22 de Outubro de 2021, 12h33

A reflexão foi proporcionada pela palestra “BNC-Formação: implicações para a Pedagogia”, ministrada no dia 5 de outubro pela professora Lisete Jaehn, da Universidade Federal Fluminense

Print de tela feito durante a palestra da professora Lisete Jaehn

A formação docente é tema de grande relevância no Instituto Federal de Goiás (IFG), que oferece cursos de licenciatura destinados à formação de professores para a educação básica e superior. No Câmpus Aparecida de Goiânia, são ofertados os cursos de licenciatura em Pedagogia Bilíngue e em Dança, que frequentemente realizam atividades com vistas ao fortalecimento da formação acadêmica, técnica, científica e cultural de professores em suas respectivas áreas e em articulação com diferentes áreas do conhecimento. Exemplo nesse sentido foi a palestra “BNC-Formação: implicações para a Pedagogia”, ministrada pela professora Lisete Jaehn, da Universidade Federal Fluminense (UFF) – confira currículo no final do texto –, e organizada pelo curso de Pedagogia Bilíngue do IFG.

Realizada no dia 5 de outubro, a apresentação abrangeu o contexto da política educacional contemporânea, partindo de um histórico da internacionalização curricular e do Currículo Nacional desde a década de 1990. Para a coordenadora do curso de Licenciatura em pedagogia Bilíngue, professora Késia Mendes Barbosa Oliveira, a palestra constituiu-se em um rico momento formativo para o colegiado do curso.

A professora Lisete Jaehn discorreu especialmente sobre pontos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sobre a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), que é recente – homologada pela Portaria n. 2.167/2019 do MEC – e que define as Diretrizes Curriculares Nacionais. Lisete Jaehn fez uma reflexão sobre os impactos da BNC-Formação sobre a formação docente.

Projetos em disputa

A apresentação fez um paralelo entre os projetos societários em disputa, que representam diferentes modelos de educação, de escola e, também, de cursos de Pedagogia. Para a professora Lisete Jaehn, a BNC-Formação é uma imposição legal que fere a autonomia universitária e a autonomia pedagógica, ao mesmo tempo em que se omite diante de temas centrais como a inclusão e a pluralidade. Para ela, a previsão de modelos de curso de licenciatura previstos na BNC-Formação ameaça a própria existência dos cursos de Pedagogia.

Lisete Jaehn falou de ações que estão sendo empreendidas pelo Movimento Nacional de Mobilização e Defesa do Curso de Pedagogia, além de fóruns e instituições de ensino superior, que envolve, entre outras atividades, a realização de debates e um abaixo-assinado contra o Edital 32/2021 do MEC, que está selecionando instituições de ensino para a adequação da Pedagogia e das Licenciaturas à BNC-Formação.

Para a professora Keith Braga, do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia, a discussão proporcionada pela palestra “é de suma importância para pensarmos a formação docente, que nesse momento, com a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores de 2019, está ameaçada”. Keith destacou que a formação defendida pelo IFG nos cursos de licenciatura é integral, crítica, plural e inclusiva. “Por isso devemos lutar contra qualquer tentativa de reduzi-la a um currículo universal, que sabemos ser historicamente excludente”. Keith Braga considera que a palestra provocou os professores e alunos dos cursos de licenciatura a pensar em estratégias de resistência diante do cenário “nebuloso” que o currículo da educação tem vivido no país.

Breve currículo da professora Lisete Jaehn

Lisete Jaehn é pedagoga e doutora em Educação pela Unicamp. Atualmente professora da Universidade Federal Fluminense e líder de um grupo de pesquisas e estudos sobre currículo e formação de professores. Ela é vice-coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense e integra o Colegiado das licenciaturas da mesma universidade.

É membra associada da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e integra a coordenação colegiada do Fórum de Mobilização e Defesa do Curso de Pedagogia-RJ e a organização nacional do Movimento em Defesa do Curso de Pedagogia.

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia