Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Concluintes do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue realizam o Enade neste domingo, 14
Enade

Publicado: Sexta, 12 de Novembro de 2021, 18h40 | Última atualização em Quinta, 18 de Novembro de 2021, 13h10

As alunas e alunos inscritos no exame participaram na noite de quinta-feira de uma reunião com professores do curso

Estudantes concluintes do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue do IFG fazem neste domingo, 14 de novembro, a prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Todos já responderam ao questionário obrigatório, que deve ser preenchido até a véspera da prova pelos inscritos, e participaram de uma reunião na noite desta quinta-feira, 11, momento organizado pela coordenação e o Núcleo Docente Estruturante do curso para parabenizá-los e passar orientações para a prova.

Participaram do encontro com as alunas e alunos de Pedagogia Bilíngue, a coordenadora do curso, professora Késia Mendes Barbosa Oliveira, e os professores Wellington Cardoso de Oliveira, Thiago Cardoso Aguiar, Aleir Ferraz Tenório e Waléria Batista da Silva Vaz Mendes. Eles falaram da importância de fazer a prova e abordaram questões técnicas e procedimentos para o momento do exame. “Do ponto de vista da coordenação da licenciatura da pedagogia bilíngue a gente só tem que manifestar gratidão e parabenizar as estudantes que chegaram a esse momento, demonstrando compromisso com a própria formação, com o nosso campus, o nosso curso e o Instituto Federal de Goiás”, declarou a professora Késia.

Os professores destacaram no encontro, pontos do edital que merecem atenção dos estudantes e também falaram sobre a responsabilidade do aluno com a instituição e com o curso ao realizar a prova. Os estudantes foram alertados sobre horários da prova e documentos, tendo sido também orientados sobre a composição geral e específica do exame. Um modelo de prova foi apresentado, com a observação de cuidado no preenchimento do cartão-resposta.

O Enade

O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. O exame integra, com outros itens de avaliação da educação superior de instituições públicas e particulares, o cálculo dos indicadores de qualidade das instituições e dos cursos por elas oferecidos.

Todos os anos, o ciclo avaliativo do Enade define as áreas e os cursos que participarão do exame. A prova de 2020 foi adiada em função da pandemia de Covid-19, devendo ser aplicada este ano aos estudantes que concluem, até o primeiro semestre de 2022, os cursos abrangidos pela edição atual do certame.

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia