Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Professora do IFG Aparecida de Goiânia ministra palestra em programa do projeto Amplifica, do IFSP
Rede Federal

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Sexta, 17 de Dezembro de 2021, 17h18

A professora Marisa Alves Vento é doutora em Filosofia e vai falar sobre “Esperança”, como possibilidade de provimento da necessidade humana de lançar-se ao próximo passo

A professora Marisa Alves Vento, do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Aparecida de Goiânia é palestrante convidada da próxima edição do projeto Amplifica, do Instituto Federal de São Paulo. Na apresentação intitulada “Esperança”, ela vai fazer uma abordagem filosófica sobre o assunto, percorrendo e explorando a riqueza da sua expressão tanto no registro filosófico, quanto no religioso e no psicanalítico. A palestra será ministrada na quarta-feira, dia 22 de dezembro, às 16 horas, com transmissão ao vivo pelo canal do IFSP / Projeto Amplifica no YouTube e tradução em Libras.

“O objetivo é refletir filosoficamente sobre a esperança, que tentaremos definir não como esperar, mas como possibilidade de provimento da necessidade humana de caminhar, de seguir adiante. Mesmo que no caminho haja o confronto com a escuridão da noite e se perceba que não pode contar com a luz de uma estrela-guia. Nessa perspectiva, esperança é sobre o possível dentro do impossível, é sobre sentir-se amparado e lançar-se ao próximo passo, ainda que a situação seja de desamparo”, explica a professora.

Marisa Alves Vento é graduada, mestre e doutora em Filosofia. No IFG Aparecida, ela leciona Filosofia para os cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio, Ética no curso de bacharelado em Engenharia Civil e Filosofia da Educação nos cursos de licenciatura. A professora atua na pesquisa em Filosofia, com ênfase em ética e política, participa como pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Jean-Jacques Rousseau (Unicamp), integra o Núcleo de Estudos e Pesquisa do IFG (NUPEFIL) e é membro associado da Associação Brasileira de Estudos do Século XVIII (ABES18).

Parceria

Uma parceria entre o Câmpus Aparecida de Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) e a coordenação do projeto Amplifica, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) tem proporcionado diálogos e reflexões de temas relevantes nas áreas da educação, saúde, sociedade, cultura e outras. Coordenado pela professora Marina Kanthack Paccini Razzé, que já integrou o quadro docente do IFG e atualmente está no IFSP, o projeto realiza palestras, oficinas, minicursos, rodas de conversa, mesas temáticas e outros formatos, transmitidos pelo YouTube do IFSP, e tem contado periodicamente com a participação de professores do Instituto Federal de Goiás.

Iniciado em fevereiro deste ano com programas semanais, quase sempre às quartas-feiras, o Amplifica já teve a participação do IFG com os professores Sandro Henrique Ribeiro, Luciana Gomes Ribeiro e Waléria Batista da Silva Vaz Mendes, que falaram sobre temas em suas respectivas áreas de conhecimento. Esses e todos os demais programas produzidos e exibidos pelo Amplifica no YouTube estão disponíveis em playlist para o público interessado.

Propostas

O projeto Amplifica busca ampliar saberes e contribuir para o surgimento de uma sociedade mais esclarecida. Por meio da parceria firmada com o IFG, a coordenadora do trabalho, professora Marina Razzé, convida os servidores do Câmpus Aparecida de Goiânia a propor temas e/ou convidados para as próximas edições do programa. As sugestões podem ser enviadas para o e-mail: amplifica@ifsp.edu.br. Os programas já agendados podem ser conferidos no link, que é atualizado no início de cada mês.

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia