Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Cestas de alimentos do PNAE serão entregues de 27/01 a 05/02 no IFG Aparecida de Goiânia
Alimentação escolar

Publicado: Segunda, 10 de Janeiro de 2022, 10h18 | Última atualização em Segunda, 17 de Janeiro de 2022, 11h05

A distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar vigora durante o período de suspensão das aulas presenciais

O Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG vai distribuir 471 cestas de alimentos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) aos estudantes da educação básica. A entrega será feita em duas remessas, sendo a primeira de 27 a 29 de janeiro e a segunda de 3 a 5 de fevereiro. A Comissão Local de Execução do PNAE no IFG Aparecida, coordenada pela Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex), definiu os dias e horários para repasse dos alimentos a cada turma e curso.

A entrega das cestas do PNAE vai seguir o seguinte cronograma:

• Primeira remessa – 234 cestas

Dias 27, 28 e 29 de janeiro (quinta, sexta e sábado)

Turmas: cursos técnicos integrados em Edificações, EJA Alimentos e EJA Modelagem do Vestuário.

• Segunda remessa 237cestas

Dias 3, 4 e 5 de fevereiro (quinta, sexta e sábado)

Turmas: cursos técnicos integrados em Química e Alimentos.

Horários:

Quintas-feiras: das 13 às 21 horas

Sextas-feiras: das 9 às 21 horas

Sábados: das 9 às 18 horas

Direito a alimentação saudável

A distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do PNAE a estudantes de escolas públicas de educação básica é viabilizada pela Lei Federal nº 13.987/2020. A medida, em caráter excepcional, vigora durante o período de suspensão das aulas presenciais em razão da situação de emergência de saúde pública decorrente da covid-19. No IFG, a ação é coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

A gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus Aparecida de Goiânia, professora Gláucia Rosalina Machado Vieira, destaca aos estudantes que o benefício é um direito de todos eles, por um programa do governo federal pela alimentação saudável dos estudantes e suas famílias, e recomenda que todos retirem suas cestas na data programada para os seus respectivos cursos e turmas.

Produtos da agricultura familiar

O Programa Nacional da Alimentação Escolar, criado pela Lei nº 11.947/2009, garante que 30% dos alimentos ofertados na merenda escolar venham da agricultura familiar. Assim, a Comissão Local de Execução do PNAE coordenou e fiscalizou, no âmbito do município de Aparecida de Goiânia, a execução do edital de chamada pública que selecionou a Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares Esperança Verde (Coopermafave) para o fornecimento dos alimentos a serem distribuídos no IFG Aparecida.

Cada cesta a ser distribuída aos estudantes vai pesar cerca de 29,5 quilos, contendo os seguintes produtos e quantidades: abacaxi (3kg), abóbora kabotiá (2kg), abobrinha verde (2kg), banana prata (3kg), batata doce (2kg), beterraba (2kg), cenoura (2kg), chuchu (2kg), inhame (2kg), mamão formosa (2,5kg), mandioca (2kg), repolho (3kg), tomate (2kg). “Nós recomendamos aos estudantes que tragam um carrinho ou venham de moto ou carro, para facilitar o transporte dos alimentos até suas casas”, afirma a professora Gláucia.

Comissão Local

A Comissão Local de Execução do PNAE no IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia, presidida pela titular da Gepex, professora Gláucia Rosalina Machado Vieira, é integrada também pelos servidores Rodrigo de Souza Arantes, Liliane Dias Rocha Silva, Ieda Vilela Machado, Andrea Rodrigues de Almeida Silva, Silvânia Aparecida dos Santos Rodrigues, Kelio Junior Santana Borges, Kamilla Assis Tavares e Ana Paula de Lima Campos e pelo representante discente Lucas Ribeiro de Oliveira.

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia