Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG Aparecida de Goiânia discute projetos conjuntos com Secretaria Municipal de Cultura
Início do conteúdo da página
CULTURA

IFG Aparecida de Goiânia discute projetos conjuntos com Secretaria Municipal de Cultura

Publicado: Quarta, 09 de Fevereiro de 2022, 21h57 | Última atualização em Quarta, 09 de Fevereiro de 2022, 22h07

Encontro teve o propósito de firmar parceria para ações conjuntas de fomento à arte e à cultura e de divulgação do IFG no município

imagem sem descrição.

Na tarde desta terça-feira, 08/02, a equipe de gestão do Câmpus Aparecida de Goiânia do Instituto Federal de Goiás, juntamente com servidores docentes e TAEs convidados, se reuniram com o Secretário de Cultura do município, Avelino Marinho Sousa, e alguns de seus assessores. O objetivo do encontro, realizado virtualmente, foi, principalmente, discutir novas possibilidades acerca de parcerias, visando uma colaboração mútua para aperfeiçoamento de ações da Secretaria e divulgação do IFG junto à população de Aparecida de Goiânia.

 

Inicialmente foram feitas as apresentações da nova equipe de gestão do Câmpus Aparecida de Goiânia, eleita em 2021. O professor Eduardo de Carvalho Rezende, Diretor-Geral, concedeu a palavra à equipe do IFG, presente na reunião, para que todos pudessem se apresentar e explicar suas expectativas quanto a uma parceria com a Secretaria de Cultura.

 

A professora Mara Lina Rodrigues, Chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas, iniciou as falas, explicando que apesar do IFG já existir na cidade há uma década, grande parte da população ainda não tem uma relação de proximidade com o Instituto, e observou que a comunidade aparecidense precisa usufruir dos cursos e da estrutura que é ofertada pelo IFG de forma gratuita.

 

O professor Kélio Junior Santana Borges, que também esteve presente ao encontro, e que é um pesquisador em arte, principalmente por meio da literatura, falou sobre os conceitos de arte e de cultura, indagando aos representantes da Secretaria sobre como a gestão do município enxerga essas expressões e sua representação no município de Aparecida de Goiânia, levantando também a pergunta sobre como o IFG poderia ser parte da cultura do município, sem estarmos limitados ao universo acadêmico, mas como parte da vida dos cidadãos locais.

 

A produtora cultural do IFG Aparecida de Goiânia, servidora técnica-administrativa Ana Paula Mota, também participou da reunião, e manifestou seu gosto por ser uma moradora de Aparecida de Goiânia e por conhecer o universo cultural do município e do estado de Goiás. A servidora ressaltou ainda sua satisfação em poder contribuir com a Prefeitura para aprimorar os mecanismos de gestão cultural da cidade, representando nestes atos o IFG.

 

A professora Gláucia Rosalina Machado Vieira, Gerente de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do câmpus, por sua vez, falou sobre como a Gepex tem buscado se aproximar da população da cidade, por meio de projetos de extensão, citando ainda uma pesquisa que está em andamento, que busca um mapeamento das demandas das comunidades locais por projetos que as receba em nossa instituição.

 

O professor Alexandre Guimarães, docente de Artes Visuais e coordenador do único Mestrado ofertado no município, que é especificamente um Mestrado em Artes, ofertado pelo IFG, e que é dirigido a professores das redes públicas de ensino, ressaltou, principalmente, a importância de um trabalho conjunto entre a Secretaria de Cultura e a Secretaria de Educação, em busca de fomentar a formação da população aparecidense para o universo das artes, já nas primeiras fases do ensino formal. Além disto, falou da importância de se criar vagas de trabalho para esses professores que estão sendo capacitados pelo curso de Licenciatura em Dança do IFG e pelo Mestrado Profissional em Artes. Alexandre ainda ressaltou que o professor de artes, é, por si só, um agente cultural de sua comunidade.

 

A servidora Raíssa Regis da Silva, Gerente de Administração do Câmpus Aparecida de Goiânia, se apresentou e colocou a estrutura do câmpus à disposição para as parcerias que possam fazer o IFG estar ainda mais presente na vida do município.

 

O professor Eduardo, Diretor-Geral, finalizou as falas do IFG, confirmando a intenção de estabelecer uma parceria ainda mais vívida com a Secretaria de Cultura do município, tendo em vista que o câmpus Aparecida de Goiânia é uma unidade com grande aptidão para as artes, com cursos como a Licenciatura em Dança, o Mestrado em Artes, a Modelagem do Vestuário, além de toda uma equipe dedicada ao ensino das diversas linguagens artísticas e a existência de grupos e manifestações artísticas já consolidadas no câmpus e até fora dele. Eduardo ressaltou que conhece a grande demanda da população aparecidense pelos cursos do câmpus voltados para este eixo de ensino, e que sua expectativa é que essa parceria garanta que todas as vagas desses cursos sejam preenchidas por alunos moradores do município.

 

Após as manifestações do IFG, foi a vez dos gestores da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Aparecida de Goiânia manifestarem suas expectativas. O secretário Avelino Marinho Sousa comentou sobre o fato de ser um cidadão aparecidense e servidor da Prefeitura há 27 anos, e que, portanto, é uma pessoa que conhece bem as demandas do município e sabe da importância da instalação do IFG em território aparecidense. Avelino comentou sobre o fato da Secretaria de Cultura estar sendo reestruturada e que o empenho nesse momento tem sido justamente na formação de uma equipe capaz de fomentar políticas públicas perenes, que se prolonguem para além de uma gestão. Entre elas, a consolidação do Conselho Municipal de Cultura, da Lei Municipal de Cultura e de ações próprias de fomento a projetos culturais, por parte da prefeitura. Avelino ainda se comprometeu em criar uma agenda com o Prefeito Gustavo Mendanha, para definições formais sobre a parceria com o IFG.

 

O Superintendente de Cultura da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, Weider Moreira, também esteve presente na reunião e manifestou sua satisfação em ampliar a parceria com o IFG, para ações de fomento à cultura e manifestações artísticas do município, valorizando trabalhadores das artes e criando parcerias para capacitação de agentes culturais para o universo da produção artística.

 

Já o Diretor-Técnico da Secretaria, João Batista, conhecido como Joãozinho Liberdade, comentou sobre estar sempre muito próximo ao IFG, sendo um elo importante desde as gestões anteriores, para ações relevantes à cultura municipal. João comentou sobre como as inscrições para a Lei Aldir Blanc, no município, demonstraram a demanda de inúmeros profissionais, por capacitação na área de cultura, em elaboração de projetos, em autorreconhecimento sobre o próprio trabalho artístico, e que tendo o IFG como instituição irmã, isso será mais fácil para ser alcançado, modificando o cenário cultural do município. Joãozinho finalizou comentando que essa parceria gerará muitos frutos e que quem mais irá ganhar será a sociedade civil.

 

Outros temas debatidos foram os espaços de atuação dos egressos do IFG no mercado profissional de Aparecida de Goiânia, bem como a Conferência Municipal de Cultura, o Sistema Municipal de Cultura, os recursos previstos no universo administrativo da Prefeitura (PPA e LOAS), a Escola Municipal de Artes, entre outros assuntos pertinentes ao encontro.

 

O encontro foi encerrado com o compromisso por parte da Secretaria de Cultura para a marcação de um encontro com o Prefeito Gustavo Mendanha, para que os termos da parceria sejam acertados. Também estabeleceu-se a participação de representantes do IFG no Conselho Municipal de Cultura e nas Conferências Municipais de Cultura. O IFG também planeja estar presente nas próximas agendas do evento chamado “Prefeitura em Ação”, com stand de divulgação.

 

Veja aqui as fotos/prints da reunião

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página