Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunas de Modelagem do Vestuário do IFG Aparecida de Goiânia criam bolsas com lonas de banners reciclados
MODA E MEIO AMBIENTE

Publicado: Sexta, 11 de Fevereiro de 2022, 19h22 | Última atualização em Sexta, 11 de Fevereiro de 2022, 19h23

As bolsas desenvolvidas pelas estudantes são úteis em diversas funções práticas do cotidiano

Uma turma de 2º período do curso de Modelagem do Vestuário do IFG Aparecida de Goiânia é mais um exemplo de como a educação pode contribuir com o desenvolvimento sustentável da sociedade. Neste mês de fevereiro, mesmo com enfrentamento à pandemia e o distanciamento obrigatório, as estudantes conseguiram se unir em pequenos grupos e desenvolver produtos de moda que carregam em si conceitos como ecologia, economia, sustentabilidade, reciclagem, reutilização, reaproveitamento, beleza, moda, entre outros.

Os trabalhos das alunas foram coordenados pelos professores Régis Puppim, de Moda, e Joana Cristina Menezes, de Biologia. O curso, por sua vez, tem a coordenação do Prof. Kélio Junior Santana Borges, que também esteve presente nas apresentações dos trabalhos pelas alunas. A atividade contou ainda com a colaboração da professora Elisângela Tavares da Silva.

Para a avaliação dos trabalhos realizados pela turma da disciplina Projeto Integrador II, os protótipos desenvolvidos por cada grupo passaram por uma banca de avaliação, composta não só pelos professores listados acima, como por duas convidadas externas ao curso: a servidora Ana Paula Mota, da Comunicação Social do IFG Aparecida, e a designer de moda, Deise Cano, que atua no mercado formal da moda e do vestuário.

Lonas de banners de divulgação de eventos foram a matéria prima utilizada para o desenvolvimento dos produtos do tipo bolsa. O material, que ficava armazenado na Comunicação Social do Câmpus Aparecida de Goiânia, aguardando um descarte adequado, tem sido usado há alguns anos pelo curso de Modelagem, que reaproveita essa espécie de tecido encorpado, para fins menos danosos ao meio ambiente.

As bolsas criadas e produzidas pelas alunas servem para armazenamento e transporte de materiais escolares, para compras de supermercado, ou mesmo para o uso em ambientes como praias, clubes e piscinas. Cada peça criada pelas alunas, além de ser um utilitário para o dia-a-dia, também é um elemento fashion, criado para ser bonito, elegante e versátil.

As imagens das alunas e dos seus trabalhos podem ser vistos aqui.

Fizeram parte da turma de Projeto Integrador II as alunas: Adriana; Ajorieta Borges Evarista da Silva; Cátia Silene de Oliveira; Elisângela; Elza; Fagnia Ramos; Flávia; Manuela de Aquino Ferreira Castro; Maria Nilva Brandão; Marta Borges; Nildenia Maria Batista; Vanuza Ferreira da Silva; Taísa Pires.

Um depoimento comum a todas as alunas participantes do projeto, após as apresentações dos trabalhos, é que seus olhares haviam sido modificados quanto à necessidade urgente de repensarmos nosso modo de consumo no mundo contemporâneo. A turma, que é formada por alunas da modalidade Educação de Jovens e Adultos, também teve outra fala recorrente, que foi sobre como é possível desenvolver mercadorias para o mundo da moda, para o mundo do consumo de bens, agregando valores práticos e simbólicos que são muito caros atualmente para a população de todo o planeta, e tudo isso sem gerar novos poluentes, pelo contrário, retirando da cadeia de poluição uma parte do que seria descartado, possivelmente de forma incorreta.

O Instituto Federal de Goiás – Câmpus Aparecida de Goiânia também recebe doações de banners que possam ser descartados pelos seus usuários. Caso você se interesse em doar este tipo de material, para reaproveitamento pelos estudantes do curso de Modelagem, envie um E-mail para: ccs.aparecida@ifg.edu.br.

Coordenação de Comunicação Social e Eventos