Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Aparecida de Goiânia retoma totalidade das atividades presenciais na segunda-feira, 28 de março
Retorno Presencial

Publicado: Quinta, 24 de Março de 2022, 16h54 | Última atualização em Terça, 29 de Março de 2022, 08h53

A retomada se inicia com os trabalhos administrativos e segue, em 6 de abril, com o início das aulas para todos os cursos. O diretor-geral do IFG Aparecida, professor Eduardo de Carvalho Rezende, destaca que é um momento de comemoração que ainda inspira cuidados

O ano letivo 2022 será iniciado em formato totalmente presencial no Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG. O retorno das aulas, marcado para o dia 6 de abril, registrará a retomada segura das atividades acadêmicas no câmpus, após dois anos de vigência do Ensino Remoto Emergencial (ERE), implantado em todo o Instituto Federal de Goiás como medida de proteção a alunos e servidores no momento mais crítico de risco de contaminação pela Covid-19, agora abrandado com a vacinação da população.

Os servidores técnico-administrativos, bem como os docentes que desempenham funções de gestão e coordenação no câmpus, retornam ao trabalho presencial um pouco antes, no dia 28 de março. Durante o ERE, todos vinham exercendo a maior parte de suas atividades virtualmente.

Cuidados permanecem

Para o diretor-geral, professor Eduardo de Carvalho Rezende, o momento é de comemoração, mas também de cautela. “Finalmente, após dois anos de pandemia, o IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia está retomando suas atividades acadêmicas e administrativas de forma presencial na sua totalidade, graças à vacina e pela consciência da comunidade do câmpus sobre a importância da vacinação. Mas é muito importante reafirmar que a pandemia continua e, com isso, todos os cuidados também”, destaca Eduardo.

O diretor-geral chama a atenção para os cuidados que todos ainda precisam ter após o retorno das atividades presenciais: como o uso da máscara, que continuará sendo obrigatório em todos os locais do câmpus, inclusive nas áreas abertas; a higienização das mãos em dispensers de álcool em gel instalados em diferentes pontos da unidade ou com água e sabão; e o distanciamento social. “Compreendo que este isolamento social gerado pela pandemia provocou uma privação afetiva em todos nós, até mesmo adoecimentos de ordem psicológica. Mas ainda não estamos no momento adequado para nos abraçarmos e demonstrar todo o carinho e afeto que faz parte de nós, do nosso cerne”, afirmou.

Eduardo de Carvalho Rezende ressalta a importância da compreensão e da colaboração de todos os alunos e servidores para a manutenção das atividades presenciais de forma segura. “É muito importante que cada um de nós façamos a nossa parte e respeitemos os protocolos de biossegurança vigentes. Assim estaremos respeitando e cuidando da vida do próximo e da nossa própria vida”, diz.

Preparação

O Câmpus Aparecida de Goiânia está na fase verde desde o início do mês de março. A consolidação dessa etapa representa segurança para retorno presencial total das atividades acadêmicas e administrativas, conforme o Plano de Ação Geral para o Retorno Seguro e Gradual das Atividades Presenciais Acadêmicas e Administrativas na Instituição, que estabeleceu as fases vermelha, laranja, amarela e verde como gradação de risco.

A preparação para o retorno presencial no câmpus vem ocorrendo desde o final do semestre 2021/2, em discussões e atividades coordenadas pelo Comitê de Acompanhamento Covid-19 do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG. Desde fevereiro, a equipe gestora do IFG Aparecida tem realizado reuniões com servidores, alunos, pais e responsáveis para informações e diálogos sobre o início do ano letivo 2022 no câmpus.

Estudantes e professores estão nos últimos dias das férias que intercalam os períodos letivos de 2021 e 2022. No dia 31 de março, os docentes retornam ao trabalho, com a Semana de Planejamento e Formação Continuada, que prossegue até dia 5 de abril e que proporcionará a discussão de questões relacionadas ao planejamento do semestre para o início das aulas.

Plano de Ação Local para o Retorno Seguro e Gradual das Atividades Presenciais Acadêmicas e Administrativas no IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia

Boletins epidemiológicos e outros informes do IFG sobre a pandemia

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia