Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Aparecida de Goiânia elabora projeto para o Programa de Recuperação de Aprendizagens do IFG
Planejamento Pedagógico

Publicado: Terça, 06 de Setembro de 2022, 18h54 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2022, 13h06

O trabalho está sendo realizado na Semana de Planejamento Pedagógico, de 5 a 12 de setembro, e vai definir ações para minimizar eventuais prejuízos com ações não ofertadas no ensino remoto

Imagem da reunião do Colegiado do Curso Técnico Integrado em Edificações, realizada na terça-feira, dia 6 de setembro

A Semana de Planejamento Pedagógico para início do semestre letivo 2022/2 no IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia está sendo dedicada à construção do Projeto de Execução das Ações Didático-Pedagógicas do câmpus para o Programa de Recuperação das Aprendizagens (PRA) do IFG. Professores e servidores do Departamento de Áreas Acadêmicas estão realizando esse trabalho no período de 5 a 12 de setembro, reunidos por colegiados de cursos em datas e turnos específicos. “Nosso objetivo é sair da Semana de Planejamento com os projetos do Programa de Recuperação de Aprendizagens construídos", afirma a chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas do IFG Aparecida, professora Mara Lina Rodrigues.

O Programa de Recuperação das Aprendizagens (PRA) é uma ação que busca minimizar eventuais prejuízos nos processos de ensino e aprendizagem impostos pela adoção do Ensino Remoto Emergencial. O programa foi estruturado pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do IFG e é composto pelos projetos de execução dos 14 câmpus da Instituição. Mara Lina Rodrigues explica que, no período de ensino remoto, alguns conteúdos não puderam ser ministrados por exigir alguma ação prática ou coletiva ou foram ministrados de forma incompleta. O projeto do câmpus vai apresentar atividades e metodologias diversificadas para que esses conteúdos sejam ofertados aos alunos.

A suspensão do calendário de aulas presenciais do IFG deu-se nos anos de 2020 e 2021 em função da pandemia de Covid-19, que em seus momentos mais severos impôs o isolamento social para proteção à saúde. O ensino remoto foi ministrado em aulas síncronas e assíncronas, com reorganização didático-pedagógica para a continuidade da oferta dos cursos em todos os câmpus. O Programa de Recuperação das Aprendizagens é embasado em diversos documentos institucionais que o normatizam.

Programa de Recuperação das Aprendizagens - PROEN/IFG

Cronograma de reuniões por colegiados de cursos na Semana de Planejamento Pedagógico - IFG/Câmpus Aparecida de Goiânia

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia