Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do IFG Aparecida recebem informações de equipe do HEAPA sobre doação de órgãos
Conscientização

Publicado: Segunda, 19 de Setembro de 2022, 13h09 | Última atualização em Segunda, 03 de Outubro de 2022, 11h53

As visitas informativas estão sendo feitas aos estudantes nas salas de aula, em alusão à campanha Setembro Verde, para conscientização sobre importância da doação de órgãos

Estudante do 1º ano do curso Técnico em Edificações, Maria Luísa Alvarenga Oliveira, durante a apresentação sobre o Setembro Verde

Os estudantes do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia estão recebendo informações sobre doações de órgãos, dentro da campanha Setembro Verde, que trata da importância do assunto e é marcado pelo Dia Nacional da Doação de Órgãos, comemorado em 27 de setembro. A ação é uma parceria da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia (HEAPA) com a Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do IFG Aparecida, via Coordenação de Assistência Estudantil, e tem o objetivo de informar sobre a importância da doação, derrubar mitos e esclarecer dúvidas, destacando a necessidade de as pessoas conversarem com suas famílias sobre o desejo de ser ou não um doador.

A enfermeira do CIHDOTT do HEAPA, Ana Paula Feitosa, fala aos estudantes sobre o que é transplante, a situação dos transplantes no Brasil e quais órgãos podem ser doados por pessoas vivas e mortas, considerando a legislação vigente no país. No caso do doador vivo, a doação de um dos rins, parte do fígado, parte da medula óssea e parte do pulmão pode ser feita a cônjuges ou parentes de até quarto grau. Já no caso de doador morto, o transplante de coração pulmão, fígado, pâncreas, intestino, rim, córnea, veia, ossos e tendão pode ser feito por paciente com morte encefálica a uma pessoa compatível que esteja na fila de espera, desde que haja autorização da família do morto. Participa também das visitas às salas de aulas, a integrante da Comissão de Ensino e Pesquisa do Hospital, Karla Katiuska Batista Santos, que distribui aos estudantes lacinhos de fita verde e panfletos da campanha.

As visitantes são apresentadas aos estudantes pela gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do IFG Aparecida, Gláucia Rosalina Machado Vieira, e as servidoras Juliana Paula Martins, Iêda Vilela Machado, Aline Ferreira Bandeira de Melo Rocha e Daniela Kedna Ferreira, da Coordenação de Assistência Estudantil. Os alunos estão sendo bastante receptivos e demonstrando interesse com muitas perguntas à enfermeira Ana Paula. “A informação é a melhor amiga da doação de órgãos”, destacou ela. A enfermeira chamou a atenção dos estudantes ao dizer que há mais de 50 mil pessoas na fila aguardando uma doação e que muitos morrem na fila. Ela ressaltou aos estudantes a importância do diálogo sobre esse assunto com familiares, para que a vontade do doador ou não doador seja respeitada.

A divulgação da campanha foi iniciada com visitas aos alunos do Ensino Médio Técnico nesta segunda-feira, 19, no horário de aulas, e prossegue até o dia seguinte. Uma outra data será agendada também para diálogos com os estudantes do turno noturno.

Informações úteis (fonte: SUS e SES/Goiás)

Imagens da visita no IFG Aparecida

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia