Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de ensino na área de Química possibilita práticas não vivenciadas no ensino remoto
Projeto de Ensino

Publicado: Sexta, 07 de Outubro de 2022, 12h22 | Última atualização em Segunda, 17 de Outubro de 2022, 09h47

O trabalho é coordenado pelo professor Carlos Rangel Neves Otto e envolve alunos do 3º ano do curso Técnico Integrado em Química do IFG Aparecida

Professor Carlos Otto com alunos participantes do projeto de ensino “Introdução às Técnicas Experimentais em Laboratórios de Química”

Com o objetivo de desenvolver habilidades teóricas e práticas de estudantes do 3º ano do curso Técnico Integrado em Química do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia, especificamente no que se refere ao desempenho de atividades e técnicas em laboratórios, está sendo desenvolvido o projeto de Ensino “Introdução às Técnicas Experimentais em Laboratórios de Química”. O trabalho, iniciado em setembro, prossegue até o final do semestre, e vem possibilitar práticas fundamentais para um técnico em Química, de conteúdos abordados em sala de aula, mas que não haviam tido vivência em laboratório em função do período da pandemia, que impossibilitou os encontros presenciais. O projeto de ensino é é coordenado pelo professor de Química Carlos Rangel Neves Otto e considera as boas práticas e a segurança dos usuários de laboratório, bem como o cuidado e a preservação do meio ambiente.

Além do professor coordenador Carlos Otto, integram a equipe de colaboradores do projeto, a professora de Química Michelly Patrícia Santana de Almeida, os técnicos de laboratório Ilves Lanny Evangelista Oliveira e Silva e Ulisses Rodrigues de Alencar e a discente voluntária Evellyn Raquel Alves de Oliveira. O projeto está sendo executado nos laboratórios de ensino da área da Química e no Almoxarifado de Reagentes do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia, tendo também aulas de formação teórica. É prevista a participação de um grupo de dez estudantes em cada edição do projeto.

“Com estas aulas se espera trazer um pouco mais de experiência aos estudantes no manejo das vidrarias, equipamentos e reagentes, dando aos mesmos maior segurança para a realização e o exercício de sua atividade profissional nos mais distintos campos de ação”, explica o professor Carlos. Os estudantes estão lidando com experiências que os capacitarão a armazenar de forma adequada reagentes, vidrarias e equipamentos de laboratório; manusear vidrarias e equipamentos, enfatizando as boas práticas laboratoriais; executar técnicas e operações básicas de laboratório de química; preparar e padronizar soluções; realizar cálculos estequiométricos de reações químicas e perceber a ocorrência de reações químicas; além de desenvolver noções de descarte e tratamento de resíduos. Os estudantes participantes estão também aprendendo a elaborar relatórios técnicos.

Além da recuperação de conteúdos

Os estudantes estão gostando muito de participar, por motivos que vão além da recuperação de conteúdos. É o caso de Samin Isabella Fernandes Safi, que disse ter feito sua inscrição no projeto de ensino por acreditar que seria uma oportunidade de recuperar o que não pôde ter no período de ensino remoto e, com as aulas, fez uma descoberta importante para sua formação. “Essa experiência me possibilitou ter um contato maior, além do teórico, com o curso de Química, o que me fez perceber que eu tenho muita afinidade com a área”, afirmou.

A monitora do projeto, Evellyn Raquel Alves de Oliveira, conta que se inscreveu para a função motivada por poder estar no laboratório e ter experiências com a Química. Ela diz estar gostando de ter um aprendizado diferente em cada aula e vê muitos benefícios em sua participação: “Conhecimento, experiência, responsabilidade, oportunidades, além de trazer mais maturidade para colocar em prática tudo o que é necessário, tanto profissionalmente, como na monitoria em si”.

Acesse aqui imagens das aulas do projeto de ensino

“Introdução às Técnicas Experimentais em Laboratórios de Química”

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia